Resumo em prosa do livro "romeu e julieta"

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (656 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
O livro Romeu e Julieta de William Shakespeare escrito entre as datas de 1591 e 1595 é uma das obras de maior destaque no período Elisabetano.
Segundo consta, a história baseia-se em fatos reaisacontecidos na cidade de Verona (cidade Italiana) entre as famílias Montechcchio (de Verona) e Capuleto (de Cremona). Essa história foi recontada durante muito tempo por escritores, porém só tomouproporções maiores quando foi escrita e encenada por William Shakespeare, pois atribuiu a um tema comum caráter de obra prima mundial.
Escrita em forma de peça teatral, em um período que os teatrostiveram sua ascensão, a obra narra a história de amor trágica de dois jovens pertencentes a famílias rivais, Romeu Montéquio e Julieta Capuleto que contrariam as restrições familiares e políticas paraviverem sua paixão. Seu título original é “The Most Excellent and Lamentable Tragedy of Romeo and Juliet.” Divide-se em cinco atos:


Primeiro Ato:
A peça inicia-se com uma desavença entre asfamílias Montéquio e Capuleto nas ruas da cidade de Verona que é interferida pelo príncipe Éscalo que os ameaça com a morte.
Julieta, filha única de Capuleto é pedida em casamento por Páris, jovem nobree parente do príncipe de Verona.
Capuleto oferece um grande baile de máscaras em homenagem a Páris a todos os membros da família e amigos.
Romeu, filho de Montéquio juntamente com seu primoBenvólio e amigo Mercúrio, comparecem a festa disfarçados no intuito de que Romeu veja Rosalina, sobrinha de Capuleto, seu amor não correspondido. Entretanto, Romeu acaba perdidamente apaixonado porJulieta no momento que a vê.


Segundo Ato:
À noite os dois jovens se encontram na varanda do quarto de Julieta onde trocam juras de amor e decidem se casar. Frei Lourenço com o intuito de unir asduas famílias, celebra o casamento secretamente no dia seguinte.



Terceiro Ato:
Após o casamento, Romeu é desafiado por Teobaldo, primo de Julieta para um duelo, devido a este ter...
tracking img