»Resumo do texto “O sujeito e a norma” referente ao tema “autonomia do homem” para o artigo de Lógica.
Ao relacionarmos o sujeito e a norma, desde os primórdios, percebemos ambos como dois póloscontrastantes, que buscam se equilibrar através das forças sociais. Entretanto, é preciso “reconhecer que o equilíbrio se faz difícil ou mesmo impossível”.
As normas instituem-se mediante um caráteruniversal e seu fundamento inaugural está no elemento divino. Segundo o autor “é no espaço de uma certa distância entre o universal e o indivíduo humano que, em todo passado, constitui-se a vigência ea legitimidade da norma”.
A evolução da cultura ocidental teve como amparo a discussão em torno da norma. Já na Grécia clássica a norma não passava de mera convenção social. De acordo com o autor, oque caracteriza a vigência da norma em nossa sociedade está na sempre renovada crença no fundamento divino da norma.
O sujeito “é simplesmente uma realidade singular, datada no espaço e notempo”. É no âmbito do indivíduo que a norma se consagra. Somente no fim da Idade Média e início da modernidade o sujeito passa a desenvolver sua autonomia, que permanece até hoje.
O autor dotexto faz um breve mapeamento sobre o itinerário da evolução do projeto burguês. Em primeiro lugar pontua o caráter de autonomia que passa a ostentar o indivíduo moderno e diz que, o alcance maior destaautonomia, pode ser examinado através do pensamento cartesiano. O individualismo não é visto apenas como uma conseqüência extrema de um processo histórico, mas também como pressuposto que sustentariatodo o projeto burguês.
Em segundo lugar, tem início o processo de valorização do trabalho, que antes era inferiorizado pelo pensamento platônico-aristotélico e pela tradição hebraico-cristã.Após essa valorização é introduzida a propriedade privada tal como foi convencionada pela burguesia. Em seguida, forma-se o capitalismo. Tudo isso é realizado “para alicerçar da maneira mais sólida... [continua]

Ler trabalho completo

Citar Este Trabalho

APA

(2011, 06). »Resumo do texto “o sujeito e a norma” referente ao tema “autonomia do homem” para o artigo de lógica.. TrabalhosFeitos.com. Retirado 06, 2011, de http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Resumo-Do-Texto-o-Sujeito-e/47833.html

MLA

"»Resumo do texto “o sujeito e a norma” referente ao tema “autonomia do homem” para o artigo de lógica." TrabalhosFeitos.com. 06 2011. 2011. 06 2011 <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Resumo-Do-Texto-o-Sujeito-e/47833.html>.

MLA 7

"»Resumo do texto “o sujeito e a norma” referente ao tema “autonomia do homem” para o artigo de lógica.." TrabalhosFeitos.com. TrabalhosFeitos.com, 06 2011. Web. 06 2011. <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Resumo-Do-Texto-o-Sujeito-e/47833.html>.

CHICAGO

"»Resumo do texto “o sujeito e a norma” referente ao tema “autonomia do homem” para o artigo de lógica.." TrabalhosFeitos.com. 06, 2011. Acessado 06, 2011. http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Resumo-Do-Texto-o-Sujeito-e/47833.html.