Resumo do texto a sociedade em rede: do conhecimento à política do autor manuel castells

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1997 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
TEXTO: A Sociedade em Rede: do Conhecimento à Política
Autor: Manuel Castells

Tema 1: A tecnologia e a Sociedade

• A sociedade é que dá forma à tecnologia de acordo com as necessidades, valores e interesses das pessoas que utilizam as tecnologias.
• As tecnologias de comunicação e informação são particularmente sensíveis aos efeitos dos usos sociais da própria tecnologia.
• Contudo, atecnologia é condição necessária mas não suficiente para a emergência de uma nova forma de organização social baseada em redes.


Tema 2: A importância de reorganizar a sociedade

• A saúde, o poder e a geração de conhecimento estão largamente dependentes da capacidade de organizar a sociedade para captar os benefícios do novo sistema tecnológico, enraizado na microelectrónica, noscomputadores e na comunicação digital.

Tema 3: Caracterização da sociedade emergente
• A sociedade emergente não é apenas caracterizada como sociedade de informação ou sociedade do conhecimento, como sempre o foi, mas o novo é que tem como base a microelectrónica, através de redes tecnológicas que fornecem novas capacidades a uma velha forma de organização social: as redes.

• Estas redes ao longo dahistória têm constituído uma grande vantagem e um grande problema por oposição a outras formas de organização social. A vantagem é que as formas de organização social tornaram-se mais flexíveis e adaptáveis, seguindo de um modo muito eficiente o caminho evolutivo dos esquemas sociais humanos. A desvantagem é que muitas vezes não conseguiram maximizar e coordenar os recursos necessários para umtrabalho ou projecto que fosse para além de um determinado tamanho e complexidade de organização necessária para a concretização de uma tarefa.






Tema 4: A importância das redes de tecnologias digitais

As redes de tecnologias digitais permitem a existência de redes que ultrapassem os seus limites históricos (centralização de poder). E podem, ao mesmo tempo, ser flexíveis e adaptáveisgraças à sua capacidade de descentralizar a sua performance ao longo de uma rede de componentes autónomos, enquanto se mantêm capazes de coordenar toda esta actividade descentralizada com a possibilidade de partilha e tomada de decisões.


Tema 5: Definição de rede.
Uma rede é a estrutura formal. É um sistema de nós interligados. E os nós são, em linguagem formal, os pontos onde a curva seintersecta a si própria. As redes são estruturas abertas que evoluem acrescentando ou removendo nós de acordo com as mudanças necessárias dos programas que conseguem atingir os objectivos de performance para a rede. Estes programas são decididos socialmente fora da rede mas a partir do momento em que são inscritos na lógica da rede, a rede vai seguir eficientemente essas instruções, acrescentando,apagando e reconfigurando, até que um novo programa substitua ou modifique os códigos que comandam esse sistema operativo.


Tema 6: A sociedade em rede.

A definição de sociedade em rede.
A sociedade em rede, em termos simples, é uma estrutura social baseada em redes operadas por tecnologias de comunicação e informação fundamentadas na micro electrónica e em redes digitais de computadores quegeram, processam e distribuem informação a partir de conhecimento acumulado nos nós dessas redes.


A importância da comunicação digital para a sociedade em rede.
As redes de comunicação digital são a coluna vertebral da sociedade em rede, tal como as redes de potência (ou redes energéticas) eram as infra-estruturas sobre as quais a sociedade industrial foi construída.



Como é que asociedade em rede se manifesta.
A sociedade em rede manifesta-se de diversas formas, conforme a cultura, as instituições e a trajectória histórica de cada sociedade.

A sociedade em rede manifesta-se na área da comunicação. Uma característica central da sociedade em rede é a transformação da área da comunicação, incluindo os media. Neste sentido, o novo sistema de comunicação é definido por três...
tracking img