Resumo do texto “a natureza e as origens da sociologia”

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1322 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Data: 26/03/2012

Disciplina: Fundamentos de Sociologia


Resumo do texto “A Natureza e as Origens da Sociologia”

* A IMPORTÂNCIA DA SOCIOLOGIA
A sociologia estuda os comportamentos sociais a organização e as interações humanas, ela tem como objetivo tornar as compreensões do cotidiano da sociedade mais sistemáticas e precisas. Nós agimos em um meio social que tem profunda influênciasobre nossa maneira de sentir e ser em relação a nós e ao mundo que nos cerca, esta influência estar sempre formando nossos pensamentos, sentimentos e ações.
A sociologia também estuda os símbolos culturais que as pessoas criam e utilizam para interagir e organizar a sociedade, ela explora todos os tipos de estruturas sociais que ditam a vida social, examina todos os processos sociais e buscaentender as transformações que tais processos provocam na sociedade. Portanto quando a vida social e as rotinas se tornam mais ativas, a sociologia não é completamente necessária, mas quando a sociedade se modifica as pessoas buscam um conhecimento sociológico.

* O SURGIMENTO DA SOCIOLOGIA
Durante o passar do tempo o homem refletiu sobre si e o universo, mas apenas no decorrer do séculoXVIII, por conta dos eventos que estavam ocorrendo na Europa, a sociologia surgiu. Os antigos feudos abriram caminhos para o trabalho autônomo que promovia a industrialização das cidades.
O movimento intelectual que resultou disso foi o iluminismo, que venceu a perseguição da igreja e por meio da ciência levou uma nova forma de pensar o mundo. Muitos desses conceitos do iluminismo avaliavam a naturezados homens, mas não no sentido religioso ou mitológico.
Outra influencia para o surgimento da sociologia, foi a revolução francesa que acelerou o pensamento sistemático a respeito da sociedade, mas apesar de violenta essa revolução foi capaz de derrubar o antigo regime. No final do século XVIII a sociologia surgiu como uma disciplina autoconsciente.

* AUGUSTO COMTE (1798-1857), O FUNDADORDA SOCIOLOGIA
Augusto Comte em um de seus trabalhos sugeriu uma nova disciplina voltada para o estudo cientifico da sociedade, ele primeiramente denominou esta disciplina de “física social”, enfatizado assim o estudo da natureza do universo social, mas foi praticamente forçado opta pelo nome de sociologia.
A questão principal da sociologia era: como a sociedade deve ser mantida unida quando setornar maior, mais variada, mais diferenciada, mais complexa e mais dividida? Para Comte a resposta seria que idéias e as crenças comuns precisavam ser desenvolvidas para que a sociedade tenha uma moralidade “universal”. Mas a principal contribuição de Comte não veio através da suas idéias, e sim na sua defesa para legitimação da sociologia como área de estudo.
Para que esta legitimaçãoocorresse Augusto Comte empregou duas táticas, a primeira foi postular as leis do três estado, onde o conhecimento estaria sujeito a uma evolução passando por estes três estados: o teológico, o metafísico e por fim o positivo.
A segunda tática empregada por Comte foi postular a hierarquia das ciências, onde ele pôs a sociologia no topo, pois para ele se a sociologia foi a ultima ciência a surgir eratambém a mais avançada em relação os seus assuntos.

* O PRIMEIRO SOCIOLOGO INGLÊS: HERBERT SPENCER (1820-1903)
O primeiro sociólogo após Comte que prosseguiu com a sociologia cientifica foi Herbert Spencer, que para a sociedade pode ser estudada cientificamente. Spencer desenvolveu uma teoria de organização social do homem e apresentou uma serie de dados históricos para fundamentá-la.
Spencertambém respondeu a questão básica de Comte, afirmando que a sociedade como organismos biológicos deveria desempenhar funções chave para sua sobrevivência.
Herbert Spencer também é lembrado por desenvolver a teoria do funcionalismo, que afirma que tudo que existe na sociedade contribui para seu funcionamento equilibrado, tudo que existe tem um sentido.

* A TRADIÇAO FRANCESA: ÉMILE DURKHEIM...
tracking img