Resenha do artigo uma porta aberta na formação do cidadão

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1023 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Facedi – Instituto de Formação Teológica
Curso de Serviço Social
Formação Sócio, Histórica do Brasil

Célia Maria de Lima Raulino

Resenha do artigo Leitura: Uma porta aberta na formação do Cidadão
Caciací Santos de Santa Rosa



Fortaleza
2013

Célia Maria de Lima Raulino

Resenha do artigo Leitura: Uma porta aberta na formação do Cidadão
CaciacíSantos de Santa Rosa


Resenha do Artigo Leitura uma porta aberta
na formação do cidadão para disciplina de Formação Sócio, Histórica
do Brasil do Curso Serviço Social Facedi – Instituto de Formação Teológica



Fortaleza -2013
Resenha
Artigo Leitura uma porta aberta na formação do cidadão
Caciací Santos de Santa Rosa

Resenha do artigo Leitura: Uma portaaberta na formação do Cidadão
Célia Maria de Lima Raulino

A leitura cada vez mais tem se tornado um elemento indispensável para inserção social do indivíduo e consequentemente para a formação da cidadania, uma vez que através dela terá acessos a uma enorme gama de informação e novos conhecimentos que serão de fundamental importância para que possa interagir de umaforma mais consciente na sociedade.
Caciací no seu artigo diz que , apesar de hoje ter se tornado evidente a importância da leitura enquanto prática social, ainda é bem comum observarmos crianças que frequentam classes regulares de escolas públicas de ensino fundamental afirmarem não gostar de ler . Isso se torna algo ainda mais evidente na medida em que procurarmos fazer uma análise reflexivaacerca do ensino de leitura no Brasil, desde o século XIX até os dias atuais . Para tanto, se faz necessário conhecer um pouco mais sobre material de leitura que vem sendo oferecidos pelos professores aos alunos de ensino fundamental, como também conhecermos algumas práticas leitoras que estão sendo desenvolvidos nas salas de aulas de escolas públicas que atendem prioritariamente a umaclientela de alunos oriundos das classes populares. Alunos esses que já encontram em seu ambiente familiar um contexto de letramento que favoreça a ampliação de seus recursos linguísticos e formação do hábito de ler.
Segundo Soares (1999),passamos a enfrentar uma nova realidade social em que não basta apenas saber ler e escrever é preciso também fazer uso do ler e do escrever, para saberresponder às exigências de leitura e de escrita que a sociedade faz continuamente, daí surge o termo letramento, ressignificando a ideia principal que se tinha do saber ler e escrever, buscando definir um novo padrão de usuário da língua que se mostre apto a atender às demandas da sociedade contemporânea. Quando afirmamos que um indivíduo além de alfabetizado precisa ser letrado estamos incorporando aele valores que definem a maneira que esse indivíduo interage com a complexidade linguística e cultural do mundo a sua volta, pois dessa forma ele passará de um mero decodificador da língua escrita a um usuário ativo da mesma.
Em nossa sociedade os conteúdos informacionais circulam quase exclusivamente via meios escrito, através da internet, da televisão, dos outdoors com informes publicitários,dos jornais, das revistas, dos panfletos, dos catálogos e muitos e muito outros veículos de comunicação.
Segundo Kleiman (1998), ao lermos um texto, qualquer texto, colocamos em ação todo o nosso sistema de valores, crenças e atitudes que refletem o grupo social em que se deu nosso sistema de valores, crenças e atitudes que refletem o grupo social em que se deu nossa socialização primária, istoé, o grupo social em que nascemos e fomos educados. Por isso, intimamente ligado às nossas raízes sócio- culturais e consequentemente à formação da nossa cidadania.
Nesse sentido é importante fazermos algumas definições acerca da palavra cidadania. A palavra cidadania deriva-se da palavra cidadão. No sentido etimológico a palavra cidadão deriva-se de civitas, que em latim significa cidade....
tracking img