Resumo do texto praticando estudos culturais cap. 1 de stuart hall

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1076 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Resumo do texto
PRATICANDO ESTUDOS CULTURAIS
Stuart Hall
A história do walkman da Sony
A cultura através das artes, vem assumindo papel fundamental nas futuras decisões e diretrizes tomadas pelo mundo Financeiro e Econômico. Programas culturais são empregados em organizações, para atingir um melhor desempenho, eficácia e lucratividade, nas suas ações. O crescimento dos meios de comunicação ede informação global, tem um impacto fulminante na vida contemporânea da sociedade, que é chamada no texto de razão substantiva. A outra é a forma epistemológica, que se fundamenta nas questões do conhecimento.
Antigamente os processos culturais analisavam questões menos tangíveis, que eram frequentemente presumidas, dando uma menor importância ao estudo da cultura pelos cientistas sociais, masno decorrer do tempo estes se deram conta de que todas as práticas sociais são fundamentalmente culturais, então o desenvolvimento da cultura é determinante do conhecimento sociológico.
O estudo do caso do Walkman da Sony, vem exemplificar essa mudança na postura dos estudos da sociedade contemporânea. Mostra como práticas culturais e institucionais tem determinado a direção e significado denossas vidas e para entender isso devemos ter conhecimento da estrutura, estratégia e cultura desses empreendimentos globais.
O livro identifica 5 principais processos culturais determinantes desse ciclo cultural, que são: Representação, Identidade, Produção, Consumo e Regulação. Estes devem ser pesquisados e abordados para qualquer pesquisa de cunho social, que visa analisar um produto cultural derepresentatividade global. No caso do W precisamos saber como ele é representado, quais identidades sociais são vinculadas à ele, como é feita sua produção e seu consumo, e como é regulada sua distribuição e uso.
Representação estuda que o sucesso e fama alcançada na sociedade pelo W não procede principalmente de sua constituição física, mas sim de como ele é mostrado à sociedade de forma visual eoral, por meio de campanhas de marketing. O impacto do uso da imagem da cena montada, por meio de fotos, anúncios e propagandas, para oferecimento do produto W ao mundo. A luta da empresa para tornar o nome mais global, sem ser vinculado ao Japão, para ter aceitação universal no mercado consumidor mundial, tornando o W parte de nosso habitat cultural e a Sony, como uma empresa cultural e formadode tendências, que é hoje em dia, através de sua gravadora, seus softwares e distribuição de elementos culturais, por exemplo. O que nos auxilia a definir qual o significado do W como artefato cultural, pois estudando esse caso entenderemos a cultura moderna. Cultura como processo de desenvolvimento humano, foi a definição social de cultura para Raymond Williams, cultura não é só expressa nas artese na aprendizagem, mas também nas instituições e comportamentos, contribuindo assim para o desenvolvimento dos estudos culturais em 76. Conotações surgidas na época marcaram a característica da sociedade, como por exemplo termos, high tech, moderno, japonês e juventude. O poder que o W dá ao seu proprietário de distanciamento do mundo real sem ser perturbado e não perturbar a ninguém, nunca antesalcançado por nenhum produto fisicamente similar, é a diferença significante. É a transição da cultura tradicional, pinturas e teatro, para a cultura da reprodução eletrônica. A propaganda é a linguagem cultural que fala em nome do produto.
Identidade no caso, seu estudo se deu através das interpretações das histórias sobre a origem e criação dessa tecnologia. Enquanto os americanos dizem que aSony é uma empresa típica japonesa, os japoneses caracterizam e empresa como uma companhia estrangeira, dando a Sony uma caráter estritamente global. Após a segunda guerra com a imposição americana sobre o Japão de não poder produzir armas, sua indústria se voltou para o desenvolvimento de produtos de consumo. Para tornar a identidade de empresa mais global o nome original Tokyo Tsushin kogyu...
tracking img