RESUMO DO TEXTO Mito E Religi O Na Gr Cia Antiga De Jean Pierre Vernant MPOL

1078 palavras 5 páginas
1

RESUMO DO TEXTO: MITO E RELIGIÃO NA GRÉCIA ANTIGA DE JEAN PIERRE
VERNANT

Marcio Pessoa de Oliveira Lima

Introdução
Em determinado momento a religião grega se mostrava imergida em suas raízes englobando em si elementos que constituíam a civilização helênica, ou seja, tudo que caracterizava a Grécia de Cidades-Estados: Sua maneira de viver, sua língua, as gestualidades, seus sistemas de valores, regras coletivas e até mesmo sua fisionomia.
Porém essa tradição religiosa não se configurava de maneira uniforme ou definida, nem cotinha em si caráter dogmático, desta feita não possuía nenhum credo que viesse a impor a seus fieis um conjunto de crenças coerente referente ao além, por tanto não se encontravam num plano no qual seus seguidores ficassem obrigados a aderirem a suas verdades sob a temeridade de serem punidos caso não o fizessem. Aqui se vê que bastava cumprir os ritos conhecidos desde a infância e dar crédito aos mesmos para que tomasse forma as crenças nos deuses e dessa maneira como estes controlavam os destinos dos homens, essa crença por sua vez tinha a função de tornar verídico o que se acreditava.
Em sua obra, Jean Pierre Vernant busca discorrer sobre a relação entre os mitos e religião, através de uma abordagem na qual apresenta a religião grega fundamentada na tradição passada de geração à geração através das famílias, poetas e de contadores de histórias. Buscaremos por tanto, fazer uma abordagem na qual observaremos a literatura através de um contesto documental ou religioso, além da relação existente entre a religião e a cidade e, por fim o sacrifício e seu significado.
A literatura um documento religioso?
A manutenção destes saberes tradicionais se dava pelas seguintes vias: a oral exercida pelas mulheres dentro das casas que contavam narrativas às crianças ainda no berço e, os poetas que de forma compreensível e didática tornava o mundo dos deuses familiar. Desta forma a atividade literária configurava-se num instrumento pelo qual se atingia a

Relacionados