O Manifesto Comunista de Karl Marx e Friedrich Engels É um docum,ento político que permanece atual nas diversas maneiras. A principal delas é instigando novas formas de desvendamento do presente e deimaginação sobre o futuro para as diversas gerações que atravessa, este documento foi redigido entre novembro de 1847 e fevereiro de 1848, para a liga comunista, é um dos textos mais traduzidos,lidos, cultuados e combatidos no mundo. Condensa a experiência do encontro entre intelectuais e operários em luta pelo esclarecimento e organização de uma classe que recém , se formava, o proletariado, nocontexto de uma revolução internacional,a de 1848 Seu carater ao mesmo tempo conclamatório, analítico e programático e seu estilo literário simuntaneamente épico e moderno, continuam inceendiando asmentes. Dividido em quatro partes, na primeira analisa o movimento contraditorio da formação histórica do capitalismo, da burguiesia e do proletariado, em pespectiva global, apresentando osfundamentos de uma teoria da história como processo de luta de classes e de deseenvolvimento/ruptura das forças produtivas e relações de produção.Esboça ainda os fundamentos de uma teoria política ao analisaros condicionamentops de classe do Estado. Na segunda parte, aprersenta o programa de dez pontos dos comunistas e a lógica sociopolitica do projeto de socialisação da propriedade capítalista. Naterceira parte demarca o campo das diferenças com as diversas correntes socialistas então existentes e analisa suas vinculações de classe e suas evoluções historicas. Finalmente, na quarta parte o Manifestoaponta o caminho da ação prática dos comunistas em diferentes paises e contexto da Europa de então.


Manifesto comunista: burguesia fez as relações monetárias, os produtos intelectuais d kda naçãose tornam patrimônio comum, na mesma proporção em q se desenvolve a burguesia, se desenvolve tb o proletariado (trabalhadores) tais operarios são uma mercadoria como qqr outra do comercio.As... [continua]

Ler trabalho completo

Citar Este Trabalho

APA

(2013, 04). Resumo do livro o manifesto comunista. TrabalhosFeitos.com. Retirado 04, 2013, de http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Resumo-Do-Livro-o-Manifesto-Comunista/712138.html

MLA

"Resumo do livro o manifesto comunista" TrabalhosFeitos.com. 04 2013. 2013. 04 2013 <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Resumo-Do-Livro-o-Manifesto-Comunista/712138.html>.

MLA 7

"Resumo do livro o manifesto comunista." TrabalhosFeitos.com. TrabalhosFeitos.com, 04 2013. Web. 04 2013. <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Resumo-Do-Livro-o-Manifesto-Comunista/712138.html>.

CHICAGO

"Resumo do livro o manifesto comunista." TrabalhosFeitos.com. 04, 2013. Acessado 04, 2013. http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Resumo-Do-Livro-o-Manifesto-Comunista/712138.html.