Resumo do livro a arte da guerra

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2206 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Resumo de cada capítulo do livro a arte da guerra

I – Planejamento inicial.
O general que vence muitas batalhas faz muitos planos em seu campo antes de cada batalha. O general que perde uma batalha não faz mais que poucos planos antecipadamente. Portanto planejar bastante leva a vitória. Pouco planejamento, a derrota. Mais derrotado ainda será o que não fizer planejamento algum!
 1 –A arte da guerra é regida por cinco fatores invariáveis, que devem ser levados em consideração em nossas decisões, quando procuramos determinar as condições favoráveis no campo de batalha que são elas:
A – Leis Morais: Várias mentes com um único ideal, pensamento em completa harmonia com o de seus governantes, levando-o a segui-los para viver ou morrer, sem temer nenhum dos riscos.
B – Tempo: éa sombra e a luz, o calor e o frio, o tempo e a sucessão das estações. Aceitar ou desafiar essas condições determinará a vitória militar.
C – Espaço: referem-se às distâncias; dificuldades de travessia; condições do terreno para a disposição das tropas. Análise da situação da terra define oportunidades de vida e morte.
D – Comandante: a virtude da sabedoria, integridade, disciplina, coragem ehumanidade.
E – Método: impõem eficiência, controle de gastos (tropas), uma cadeira de comando adequada e suporte logístico.
            As leis fazem com que os subordinados ajam completamente de acordo com a orientação do líder, seguindo-o a despeito de suas próprias vidas, sem temer nenhum perigo.
             Sendo assim, quando for preciso determinar as possibilidades de vitória, deixem queeles sejam à base de comparação. Através destas comparações é possível prever a vitória ou a derrota.
            O tempo e muito importante, pois representa o dia e a noite, frio e calor, intempéries e estações do ano.
2 – O comandante apóia sua autoridade nessas virtudes: Sabedoria, Justiça, Benevolência, Rigor e Coragem.
 3 – A arte de gerir a guerra e de fundamental importância para oestado.
 II Administrando a guerra
             Apenas quem está completamente familiarizado com a guerra pode compreender inteiramente a conveniência de levá-la adiante com rapidez.
1 – Os soldados rendidos devem ser bem tratados e bem alimentados, assim estaremos usando o inimigo conquistado para aumentar nossa própria força militar.
2 – Na guerra, portanto, deixe seu maior objetivo ser avitória e não as longas campanhas.
3 – Quando suas armas estão embotadas, seu ardor entorpecido, suas forças exauridas e seus recursos escassos, outros soberanos poderão insurgir para tirar vantagem de sua debilidade. Então nenhum homem, por mais sábio que seja, poderá evitar as conseqüências que certamente virão.
 III Estratégia de luta
             Se você conhece o inimigo e conhece a si mesmo nãoprecisa temer o resultado de 100 batalhas. Se você conhece a si mesmo, mas não conhece o inimigo, para cada vitória, você também sofrerá uma derrota. Se você não conhece o inimigo, nem a si mesmo, você será derrotado em todas as batalhas.
1 – Derrotar o inimigo em cem batalhas não é a excelência suprema; a excelência suprema consiste em vencer o inimigo sem ser preciso lutar.
2 – Se suas forçasestiverem numa proporção de dez para um em relação ao inimigo, é uma regra de guerra cercá-lo; se a proporção for de cinco para um, atacá-lo; se for duas vezes tão numerosa, dividir o exército em dois.
3 – Quando seu inimigo estiver seguro e organizado, esteja preparado para enfrentá-lo. Se as forças forem equivalentes, pode se lutar; se as forças forem inferiores em número, deve se evitar oinimigo; se forem bastante desiguais, de todas as formas, e melhor fugir deles.
4 – O confronto direto deve ser sempre a ultima opção, portanto, a melhor estratégia de luta é a negociação.
 IV Disposições táticas
            Na guerra o estrategista vitorioso só busca a batalha depois da vitória assegurada, enquanto aquele que está destinado à derrota, luta primeiro e depois busca a vitória....
tracking img