Resumo do livro zero moment of truth do google

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1600 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
ZERO MOMENT OF TRUTH
Changing The Rulebook O ZMOT é um novo jeito de pensar o modelo tradicional de marketing. Nós fazemos o marketing criando estímulos (anúncios) para fazer com que o consumidor conheça nosso produto ou serviço e vá até o ponto de venda. O ZMOT representa tudo que acontece entre o momento em que recebemos o estímulo e o momento que vamos ao ponto de venda, ou seja, aorecebermos o estímulo, procuramos online pelo produto, lemos críticas e comentários, assistimos vídeos, perguntamos às pessoas em nossa rede (mídias sociais), e, se nos identificarmos com o produto/serviço, vamos ao PDV. Na verdade, isso é o que os consumidores já faziam há muito tempo. Eles juntam informação sobre qual deve ser o melhor produto, onde devem comprar e tentam aprender com isso antes de tomarsuas decisões. O que muda, de fato, é onde os consumidores estão procurando por informações (e sempre achando), é a habilidade em coletar informações facilmente de diversas fontes e comparar as melhores opções. O primeiro lugar no qual os consumidores começam a jornada da compra é na pesquisa. De acordo com o livro, 70% de todas as transações se iniciam com uma pesquisa, até mesmo com produtos devalor muito baixo. A maior mudança que vemos é os compradores que entram na área de transação e dizem “Eu quero ser mais esperto, mais bem informado, quero fazer as melhores escolhas sempre e também quero economizar dinheiro”. 84% dos americanos realizam atividades do ZMOT antes de comprar qualquer coisa. Em 2011, o consumidor normal pesquisou 10.7 fontes de informação antes de decidir a compra.Em 2010, apenas 15% do orçamento de anúncios foi gasto online; isso precisa mudar, para que o ZMOT seja atingido com maior freqüência. O ZMOT se aplica ao contexto do marketing B2C e também do B2B. É normal que procuremos, em qualquer ocasião, informação sobre o que vamos adquirir entre o momento em que recebemos o estímulo e o momento em que vamos atrás do produto; é esse o momento que precisaestar dentro dos planos de marketing.

The New Mental Model Nós, profissionais de marketing, aprendemos nosso verdadeiro papel de acordo com três momentos. O primeiro momento é o estímulo, o segundo momento é o First Moment Of Truth (hora da compra, no PDV), e o terceiro é o Second Moment Of Truth (desempenho do produto/serviço, experiência). Esses três momentos se tornaram a base de tudo; comofazemos o plano de marketing, como escolhemos nossos parceiros e como fazemos o orçamento. Agora, há um quarto momento no modelo mental de marketing. É o ZMOT; e são os profissionais que reconhecem esse quarto momento que possuem vantagem competitiva no mercado. Antes, no modelo tradicional, as pessoas só encontrava a verdade sobre o produto após a experiência de uso; entretanto, atualmente, existeo ZMOT que possibilita uma prévia da experiência de uso. Na verdade, o Second Moment Of Truth de um consumidor que compartilha informações na internet se torna o Zero Moment Of Truth de outro consumidor que procura informações na internet. Não deveríamos lançar nem uma campanha de mídia de massa sem o apoio do marketing do ZMOT. Às vezes, as pessoas nem se lembram do produto de certo comercial,mas, se ela lembrar de algo do comercial, ela vai procurar online. É aí que as empresas devem estar presentes.

Se há 25 pessoas em São Paulo procurando online por um produto ou por informações, é possível se aproximar dessas exatas 25 pessoas, pois o consumidor potencial não está no fim do processo, mas, sim, no início da jornada de compra. É necessário aparecer no momento certo, em frente dapessoa certa, com a mensagem certa.

ZMOT All Around Us Se ainda tentamos manipular os consumidores a comprar, a se comportar do jeito que queremos, estamos caminhando em direção ao fracasso. Nosso trabalho, se formos nos aproximar de nossos consumidores, é estar lá quando eles procurarem por coisas das nossas empresas. É necessário entender onde o consumidor está procurando a informação, qual é...
tracking img