Resumo do livro-quincas borba- machado de assis

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (728 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Quincas Borba- Machado de Assis

Publicada entre 15/06/1886 a 15/09/1891 na revista 'A Estação', é a continuação da obra de 'Memórias Póstumas de Brás Cubas'.

Inicialmente o livro de Romance temcomo tema a loucura despertada, através de um processo que ativa fatores latentes.

Com isso, o autor joga com palavras que simulam oscilações da estrutura que o substancia, transformando derepente a personagem de 'professor em capitalista', constitui presa fácil para ser enganada, atraída pelo facínio da corte graças à gorda herança conquistada.

Época do Realismo Brasileiro

Descriçãodas obsessões machadistas

Vista desta maneira, o romance de Quincas Borba, deixa de ser natureza moral, ocupada com problemas, para atingir estruturas mais profundas, pela criação do contexto.Capítulos Curtos. Intervenções e digressões do narrador que quebram a linearidade do enredo.

Diálogo com o leitor à respeito das características das personagens ou do rumo da história, num procedimentolinguístico que antecipa a literatura de vanguarda do século XX.

A OBRA



A História gira em torno da vida de Rubião, amigo e enfermeiro particular do filósofo Quincas Borba [maruja em 'MP deBC'-1881]. Quincas Borba vivia em Barbacena e era muito rico, e ao morrer deixa ao amigo toda a sua fortuna herdada de seu último parente.Trocando a pacata vida provinciana pela agitação da corte,Rubião muda-se para o Rio de Janeiro, após a morte de seu amigo, causado por infecção pulmonar.Leva consigo o cão, também chamado de Quincas Borba, que pertencera ao filósofo e do qual deveria cuidarsob a pena de perder a herança.

Durante a viagem de trem para o Rio de Janeiro, Rubião conhece o casal Sofia e Palha, que logo percebem estar diante de um rico e engenuo provinciano.Atraído pelaamabilidade do casal e, sobretudo, pela beleza de Sofia, Rubião passa frequentar a casa deles, confiando cegamente no novo amigo.

PALHA E SOFIA

Palha, este novo amigo, se destaca como um esperto...
tracking img