Resumo do livro: on camera - o curso de produção de filme e vídeo da bbc (págs. 143 à 153 e 157 à 167)

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 21 (5094 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Externas
As externas representam o contrário do estúdio. No estúdio, você leva a locação para o estúdio; na externa, você leva o estúdio até a locação.
Eis porque a tradicional unidade de externa compõe-se de: um estúdio sobre rodas completo, com câmera, switcher, máquinas de VT e gravador de áudio, talk-back e um gerador de caracteres. Tudo o que se encontra no estúdio normal, exceto aquelasfileiras de luzes dependuradas no teto (e se alguém inventar um jeito barato de pendurá-las no céu, lá estarão elas!)
Segue que pra fazer uma externa você usa uma mistura de técnicas de filmagem e locação e de programas de estúdio. O principal elemento que você deverá utilizar da técnica de locação é o reco (lembre-se de capítulo de mesmo nome). Em externa pela primeira vez numa locação nova, achecagem não é só aconselhável, como também essencial. Mesmo se a locação tiver sido usada antes, você deve fazer um levantamento. As coisas podem ter mudado e você terá de alterar seus planos.

A checagem na externa: O engenheiro precisa ir com você no levantamento. A unidade tradicional de externa necessita de um grande suporte técnico e compete ao engenheiro organizá-lo: a fonte de energiaelétrica, as linhas de telefone, os links de microondas (se for ao vivo), praticáveis pata a câmera, se você desejá-las tomando de cima para baixo (e quase com certeza você vai querer), postes para a cabeação cruzar as vias sem obstruir o tráfego, autorização da segurança local para construção de qualquer estrutura, etc. Se estiver levando uma unidade muito grande para uma região distante, oengenheiro poderá checar a resistência das pontes no caminho; unidades de externas gigantes precisam de apoio “no ar” e “no chão”. Claro que existem as novas unidades leves que na prática são equipamentos de vídeo portátil dentro de um veículo especialmente projetado. Aí você não tem de se preocupar com pontes, mas com uma porção de outras coisas de planejamento de externas.
Na checagem o engenheiro,primeiro vai querer os pontos básicos do programa: natureza, duração do evento, época do evento, localização das entregas de prêmios nas cerimônias, entrevistas e quaisquer outras atuações.
Posicionamento das câmeras: Em seguida decide-se o posicionamento de câmeras.
É muito mais difícil mover as câmeras tradicionais que as portáteis, e uma vez acertadas as posições, você provavelmente nãoconseguirá modifica-las. E é claro que essas posições de câmera sã importantíssimas: para você, porque o êxito de suas tomadas depende disso; para o engenheiro, porque provavelmente ele tem uma extensão máxima de cabo e deverá conseguir estacionar o ônibus de externas num local que permita obter as posições da câmera que você solicitou.
O engenheiro também desejará saber que objetiva você quer emcada câmera; geralmente existe uma seleção de objetivas grandes-angulares e zooms curtas e longas. Você seve pedir sugestão do engenheiro, se encontrar dificuldade em decidir, em sua primeira externa. Pode-se ter uma ou mais câmeras com controles remotos, as quais não precisam ser ligadas por cabos. Elas são úteis para cobrir áreas que não se podem alcançar com o comprimento do cabo, ou
áreasonde você deseja tomadas de uma porção de ângulos diferentes (que não podem ser obtidos com uma câmera fixa).
E onde colocar suas câmeras? Os itens seguintes darão a você uma orientação geral para os eventos mais comuns em externas. Lembre-se de evitar “inverter o eixo” (use sua TV mental para checar se a ação que cada câmera focaliza mantém o mesmo sentido do movimento). Seu objetivo é situar oespectador na melhor cadeira da tribuna de honra – e deixa-lo lá.
Futebol
Ponha duas câmeras tão próximas quanto possível na divisória do gramado. Elas devem estar situadas alto o suficiente para das uma tomada clara e da linha lateral oposta e afastadas o bastante para pegarem a lateral do lado em que elas estão. Se você coloca-las muito perto, não conseguirão focalizar para baixo para captar...
tracking img