Resumo do livro mais que a realidade paulo collen

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1383 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Atividade sobre o livro “Mais que a realidade” de Paulo Collen
Perguntas
1) Fale sobre a história do ingresso de Paulo Collen na FEBEM.
R: A mãe era prostituta, ficou grávida sem saber quem era pai após ter a criança, foi até a favela e entregou Paulo para uma lavadeira dona Toninha, pois a lavadeira não tinha condições de cuidar de mais um sendo que precisa trabalhar para comer e um recém-nascido, atrapalharia tudo. Ai os donos dos barracos vizinhos incentivaram a levar para Juiz de Menores. Juiz mandou uma assistente social averiguar e viu que dona Antonia não tinha condições de criar mesmo a criança. Assim que fui parar na FEBEM.
2) comente o oficio que a assistente social da FEBEM escreveu ao juiz pedindo a internação de Paulo na FEBEM você faria o mesmo? Por quer?
Pois adona Antonia, a mulher que o criava se quer tinha condições de manter sete crianças dentro de um espaço muito pequeno, as sua situação financeira era muito ruim e não tinha condições de atender as necessidades básicas para o desenvolvimento da criança.Quanto ao fazer algo, creio que faria de uma forma diferente em primeiro daria uma assistência a ela as crianças, de forma que não fosse ajuda e simfazer que ela busque o seu direito de cidadã,informando a ela os direitos básicos que ela tem começando por uma moradia digna .Ou buscaria saber onde se encontrava a família de Paulo em primeiro lugar .

R: R: 3) Até os onze anos Paulo Collen só conhecia o mundo através de fotografias e televisão? Qual sua opinião sobre esse tipo de abrigamento em instituição?
R: Sim, Paulo só conhecia omundo através de fotografias e televisão e era o que mais preocupava ele. A minha opinião sobre este tipo de abrigamento é:deveria ter mais passeios, levar a criança para conhecer lugares diferentes , como teatro, cinema, etc.Só assim evitaria a fuga de crianças nas instituições pois sairiam da rotina diária que eles tem dentro da instituição onde se torna entediante fazer as mesmas coisas todosos dias.
4) Porque Paulo Collen não aceitou sair na primeira fuga dos colegas no dia que foram ao cinema?
R: Porque, ele conhecia o mundo somente através de fotos e televisão e o que mais preocupava ele era onde ia dormir e como ele ia comer.
5) Comente a primeira fuga de Paulo Collen no caminhão de lixo
R: Tinha o caminhão que recolhia o lixo as 18 horas, quando motorista foi a cozinhafazer um lanche neste momento eles pula para dentro do caminhão, acharam falta revistaram o caminhão mais não o encontraram, ficaram tão quietos que a busca foi em vão os meninos se misturaram no meio de cobertores velhos e conseguiram fugir assim indo parar em posto onde desceram do caminhão e foram para as rua.
5) Qual foi a estratégia utilizada pó Paulo Collen para poder fugir para SantaCatarina?
R: A primeira estratégia usada por Paulo para fugir para Santa Catarina foi utilizar de uma catástrofe onde qual ele recebeu crachá com seu nome ajudou como voluntário na arrecadação de ajuda de donativos para Santa Catarina. A outra foi mentir para o caminhoneiro que levara os donativos onde ele dizia que ele trabalhava na rede Bandeirante. Assim conseguindo a carona que tanto queria parafugir para outro estado.
6) Comente esta frase de Paulo Collen: “Nós não estávamos preocupados com os flagelados.Mas como precisamos de carona conseguiríamos o que queríamos em cima dos flagelados
R: Na verdade com a idade de treze anos nós temos um conceito por menor que seja, pois sabemos o que certo e o que é errado. Para Paulo Collen, ele não estava preocupado com o desastre que aconteceuem Santa Catarina e sim ele queria mesmo alcançar seus objetivos sem se quer preocupar com que aconteceu com as pessoas em Santa Catarina.
7) Fale sobre a vida em Florianópolis para Paulo Collen e seus amigos . Quais as estratégias de sobrevivência utilizada?
R: Quanto à vida em Florianópolis foi muito dificultosa, não tinham onde dormir, quando encontrava algum lugar como viaduto o barulho...
tracking img