Resumo do livro jogos, projetos e oficinas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1350 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de janeiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
A temática tratada no livro Jogos, projetos e oficinas para alunos da educação infantil é extremamente atual e muito importante, na medida em que, nos últimos anos, essas questões têm sido abordadas principalmente por educadores que atuam na educação infantil. O livro apresenta uma coletânea de jogos de varias áreas do conhecimento direcionada a educação infantil com a proposta de valorização dosjogos na educação, ou seja, brinquedos e brincadeiras como formas privilegiadas de desenvolvimento e apropriação, conhecimento pela criança e, portanto, instrumentos indispensáveis da prática pedagógica e componente relevante para aprendizagem.
É um livro interessante, pois trata de questões básicas, como, por exemplo, definir e detalhar os jogo, os brinquedos e as brincadeiras em cada área doconhecimento (português, matemática ciências etc.), uma tarefa extremamente difícil de ser feita na medida em que estes conceitos e as palavras que os significam não são precisos, devido às relações com o projeto histórico-social e cultural em que as práticas do jogo e do brincar são exercidas e que também não estão tão definidas.
Os autores mostram que os jogos, em uma proposta educativa, nuncapode estar dissociado do conjunto de elementos presentes no ato de ensinar, isto é, ele deve estar localizado na totalidade de uma proposta de ensino.
A característica central do livro e a aproximação do jogo às teorias (conteúdos), e não apenas uma listagem dissociada de receitas de brincadeiras, e a proposição de alternativas dando lugar para o jogo na sala de aula, servindo tanto nas propostasde ensino, com alunos, como na própria formação do educador.
Cada área do conhecimento apresenta lista de jogos assimilados aos conteúdos de educação infantil a serem trabalhados:
Português trabalha através dos jogos e brincadeiras o uso da linguagem oral para conversar, brincar, comunicar e expressar desejos, necessidades, opiniões, idéias, preferências e sentimentos e relatar suas vivênciasnas diversas situações de interação presentes no cotidiano. Elaboração de perguntas e respostas de acordo com os diversos contextos de que participa. Participação em situações que envolvem a necessidade de explicar e argumentar suas idéias e pontos de vista. Relato de experiências vividas e narração de fatos em seqüência temporal e causal. Reconto de histórias conhecidas com aproximação àscaracterísticas da história original no que se refere à descrição de personagens, cenários e objetos, com ou sem ajuda do professor. Articulação correta das palavras. Conhecimento e reprodução oral de jogos verbais, como trava-línguas, parlendas, adivinhas, quadrinhas, poemas e canções.
Matemática trabalha através dos jogos e brincadeiras noções de grandeza (grande, médio, pequeno; maior, menor, mesmotamanho; alto, baixo, mesma altura; largo, estreito, mesma largura; grosso, fino; comprido, curto, mesmo tamanho). Noções de posição (dentro e fora; embaixo, em cima; na frente de, atrás de, ao lado de; mais perto de, mais longe de; o primeiro, o último, no meio, entre; de frente, de costas, de lado; à direita, à esquerda; acima, abaixo). Noções de direção e sentido (para frente, para trás; paracima, para baixo, para o lado; para a direita, para a esquerda; mesmo sentido, sentidos contrários, setas, meia volta, uma volta).Noções de tempo (antes, depois; agora, mais tarde; ontem, hoje, amanhã; de dia, de noite; de manhã, à tarde, à noite; iniciação às horas inteiras; logo, depois de; velho, novo; moderno; antigo; começo, meio e fim; dia; semana, mês).
Utilização da contagem oral nasbrincadeiras e em situações nas quais as crianças reconheçam sua necessidade; Comunicação de quantidades, utilizando a linguagem oral, a notação numérica e/ou registros não convencionais; Classificação; Seriação; Correspondências.
Natureza e sociedade trabalha através dos jogos e brincadeiras a Participação em atividades que envolvam histórias, brincadeiras, jogos e canções que digam respeito às...
tracking img