Resumo do livro IREX

357 palavras 2 páginas
Ferramentas Digitais para Jornalistas 2.0 está organizado em oito capítulos

Capítulo I – Fazendo Buscas
A autora ensina como realizar buscas avançadas na internet para localizar aquilo que realmente interessa na produção de conteúdos jornalísticos.

Capítulo II – A Web Profunda, terreno fascinante para a captura de dados
A Web que os jornalistas desconhecem, aquela que contém informação privilegiada, mas nem sempre acessível com facilidade. Ela nem sempre está ao alcance dos usuários comuns, mas pode oferecer dados relevantes para os jornalistas que usarem ferramentas e técnicas especiais.

Capítulo III – A Web Semântica
Há uma internet que “pensa”. Dentro dela, você pode fazer perguntas a certos sistemas de busca que eles irão responder de maneira contextualizada, usando os princípios de inteligência artificial.

Capítulo IV – Redes Sociais
O uso de redes sociais tornou-se uma necessidade para os jornalistas de hoje. Mas como utilizar os diferentes serviços para estabelecer contatos com o público, distribuir informações, fidelizar a audiência e até identificar informações relevantes para uma reportagem?

Capítulo V – Dados Abertos: o movimento Open Data no mundo
Em várias partes do mundo, onde as instituições formais não conseguem acelerar o papel de oferecer informações relevantes sobre governação, a mídia tem assumido o papel de estabelecer bases de dados organizadas a partir de softwares livres. Saiba como é possível construir o seu Open Data.

Capítulo VI – Bancos de Dados
Aprenda a construir e gerir bancos de dados jornalísticos, ponto de partida para centenas de possibilidades de coberturas jornalísticas a partir do cruzamento de variáveis bem definidas.

Capítulo VII –Visualização de Dados para Iniciantes
A visualização de dados, em infográficos interactivos, tornou-se essencial para atrair a atenção das audiências. Conheça as ferramentas intuitivas que podem ajudá-lo a tornar a sua reportagem muito mais interessante e completa.

Capítulo VIII –

Relacionados

  • Credibilidade
    5510 palavras | 23 páginas
  • O USO DA REALIDADE VIRTUAL COMO FERRAMENTA NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM NA ÁREA DA FÍSICA ELÉTRICA (LEI DE OHM)
    18458 palavras | 74 páginas