Credibilidade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 23 (5510 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
CREDIBILIDADE: TRANSPARÊNCIA É A ALMA DO NEGÓCIO

O MILHO ANTES DA PIPOCA
Victor Pollak

Artigo Científico apresentado à CASTELLI – Escola Superior de Hotelaria, como requisito parcial para a obtenção do título de Graduação Hotelaria.

Orientadora: Professora Dra. Diney Adriana Nogueira de Oliveira

17

Canela
2011

2011 Graduando em Hotelaria da Castelli Escola Superior deHotelaria.
E-mail: victorpollak@msn.com
Resumo
Dizemos ser o que não somos de verdade, fazemos o que outros fariam, pensamos o que outros já pensaram, escutamos o que já foi falado. Somos frutos de uma informação gerada. Um ciclo vicioso que não tem uma origem verdadeira, mas sim uma indefinição de onde começou. Como um computador é fabricado com peças fabricadas em vários lugares, a nossainformação é uma informação gerada a partir de outras de vários lugares. Partíamos das nossas próprias experiências de vida, porém isso mudou. Agora partimos de várias experiências alheias. Não somos nós mesmos, somos a junção de todos. Somos o que comemos, somos o que fazemos. “Faça o que eu digo, mas não faça o que eu faço” ou “Quem está de fora enxerga melhor”.

Introdução

No mundo empresarialouvimos muito falar em responsabilidade social e ética empresarial como conceitos utilizados um no lugar do outro. Responsabilidade social é a obrigação que uma empresa assume perante a sociedade, o que significa maximizar os efeitos positivos e minimizar os negativos sobre ela. Isso inclui deveres econômicos, deveres legais, ética e filantropia. As responsabilidades econômicas são a produção debens e serviços que a sociedade necessita, ou deseja, a um preço justo e que possa garantir a vida das atividades empresariais e o cumprimento de obrigações com investidores e fornecedores. As responsabilidades legais consistem em cumprir as leis municipal, estadual e federal a que a organização está submetida, no mínimo por parte dos funcionários. As responsabilidades éticas são baseadas nocomportamento ou nas atividades que a própria sociedade espera das empresas, porém não estão ligadas as leis. Muitos casos são freqüentemente resolvidos na justiça e acusações como racismo, assédio sexual, exploração de menores, entre outras, são solucionadas com subornos gordos para não levar empresas a constrangimento público, que influenciam nos lucros. Muitos também são solucionados com o que chamamosde responsabilidade filantrópica, que significa ajudas sociais como, doações, contribuições, atividades voluntárias, campanhas, dentre outras.
Toda a idéia de responsabilidade social ganhou muita importância no setor de serviços tendo uma enorme força no setor hoteleiro, que é uma indústria de serviços prestados a sociedade, contendo então valores importantíssimos que precisam ser mantidos sobforma de pensamento e escritos nos valores e missões das empresas. A ética empresarial então se mistura com conceitos sociais adquirindo características de liderança e fazendo com que a qualificação dos empregados seja grande não só na forma acadêmica, como na social agregando conceitos como honestidade, solidariedade, seriedade, sinceridade e compromisso. A privacidade torna-se algo maisimportante e que precisa de cuidados extremos para manter boas relações de troca.
Mas o que dizer de Mark Zukenberg, o criador da rede social mais acessada no mundo inteiro, o Facebook. Será que tal falta de ética faz pessoas crescerem? Será então, a resposta das novas gerações, faltarem com a ética? Como as empresas lidam com essas novas gerações? Segundo Connellan (1996, p.21) “Você se torna maisvulnerável justamente quando todos falam de sua grandiosidade”


1. A Geração
Ética é o código de princípios e valores morais que regula o comportamento de uma pessoa ou de um grupo em relação ao que é certo ou errado. Os valores que estabelecem padrões para o que é bom ou ruim na conduta e na tomada de decisões.
Integridade e comprometimento bem como o empenho na busca por inovações e...
tracking img