Resumo do livro fedro

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (570 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
PLATÃO. Fedro. São Paulo: Martin Claret, 2001.

Resumo do livro Fedro

Fedro encontra Sócrates e este lhe pergunta de onde vem. Ele responde que vem de um encontro com Lísias, que era conhecidocomo mestre da retórica. Sócrates pergunta a Fedro sobre o que conversaram e Fedro convida-o a um passeio para que possam conversar sobre o assunto tratado com Lísias. Sentaram-se em uma sombra de umaárvore nas margens de um riacho. E Fedro apresenta lhe entusiasmado o discurso de Lísias sobre o amor.
Em seu discurso, Lísias defende que antes se devem prestar favores a quem não ama do que a umapaixonado, pois, segundo ele, o apaixonado está “cego” e não consegue ter discernimento dos seus atos e quem não ama está sóbrio e certo de suas decisões. Ainda defende que a paixão causa o esquecimentodos negócios e os apaixonados não se preocupam com a verdade ou com o bem.
Fedro lê o discurso de Lísias para Sócrates e este responde ironicamente, criticando o discurso como fraco e apontandodefeitos no mesmo, principalmente por ser escrito, visto que Sócrates era contrario á escrita, uma vez que ela não permite que o autor se defenda de uma acusação. Para Sócrates o diálogo é a melhor formade discurso, pois neste o autor pode se defender e apresentar claramente sua intenção, não correndo riscos de ser mal interpretado.
No primeiro discurso que Sócrates dirige a Fedro, é estabelecidoum elo entre retórica e Eros no qual relaciona o deus do discurso de Lísias a um falso Eros. Por mais que Fedro estivesse empolgado com a eloquência de Sócrates nesse discurso, Sócrates fez outrodiscurso porque nesse ele havia apresentado ideias muito parecidas com as de Lísias. Sócrates entende que Eros (representando a paixão) é um Deus e portanto não é possível que seja de modo algum mau. Emseu segundo discurso, Sócrates resolve fazer uma demonstração de que a loucura do amor nos foi dada pelos deuses para a nossa felicidade. Isto consiste em primeiro alcançar a verdade sobre natureza...
tracking img