Resumo do Livro de Marketing Pessoal de Lucia de Biase Bidart

3001 palavras 13 páginas
RESUMO DO LIVRO
“MARKETING PESSOAL”
Lucia de Biase Bidart

Capítulo 1: A trindade do marketing pessoal: ser, parecer, aparecer.
O número 3 representava a integridade, santidade e perfeição. No marketing pessoal também, e essa trindade é expressa por um triângulo: ser-querer/identidade/marca, aparecer/visibilidade/exposição, parecer/imagem/percepção.
No vértice superior do triângulo está localizada a condição fundamental: autoconhecimento. Quem sou eu? Quem sabe quem é, sabe a que quer. Quem sabe o que quer, alcança. Saber o que quer é determinante para o sucesso. Autoconhecimento é um desafio e o começo de tudo. A questão do SER condiciona o QUERER, e o QUERER condiciona o FAZER. A construção da identidade é um dos mistérios mais profundos da vida. Autoconhecimento é o ponto de partida para um marketing pessoal bem-sucedido. É o resgate do velho conceito de vocação.
Depois dessa etapa, surge a questão de imagem. O marketing em geral, é uma doutrina de percepção baseada em conceitos e técnicas de comunicação complexas, que muitas vezes contrariam comportamentos convencionais.
Os passos são: Autoconhecimento, que defino e minha identidade, e minha identidade vai definir minha marca; Quem sou e o que quero. Identidade/marca bem definidas, começa a etapa de avaliação de como estou sendo percebido. É o momento da construção da imagem, da forma que os outros nos enxergam. Se formos bem sucedidos na forma como nos comunicamos, já vencemos duas etapas: a do SER e a do PARECER.
É necessário APARECER (visibilidade). Vivemos numa sociedade que não é amigável para os tímidos, onde há elevados níveis de exposição. APARECER : quanto, quando e para quem são pontos fundamentais em um bom planejamento marketing pessoal.
Capítulo 2: Quem sou eu? Minha identidade e minha marca.
Na medida em que resultados são obtidos, algumas estratégias são firmadas e adotadas como comportamentos válidos - comportamentos a serem repetidos, pois deram certo. Assim que surgem as

Relacionados

  • Marketing
    8276 palavras | 34 páginas