Resumo do livro de beni , alalise estrutural do turismo , ate capitulo 5

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2787 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO RIO GRANDE DO NORTE
CURSO DE TURISMO
DISCIPLINA: TEORIA GERAL DO TURISMO

THERESA RAQUEL SILVA DE OLIVEIRA FERREIRA

RESUMO DO LIVRO ANÁLISE ESTRUTURAL DO TURISMO

Natal/ RN
Janeiro 2013
Resumo do livro analise estrutural do turismo
Pode-se definir sistema como um conjunto de partes que interagem de modo a atingir um determinado fim, de acordo com um plano ouprincipio ou conjunto de procedimentos, logicamente ordenados e a coesos com intenção de descrever explicar ou dirigir o funcionamento de um todo.
Bancal oferece três definições básica de sistema: definição etimológica, definição descritiva e definição pragmática. Hall e Fagen define sistema como um conjunto dos elementos e das relações entre eles e entre seus atributos, Miller define sistemacomo um conjunto de unidades com relações entre si.
Em todas as definições, cumpre assinalar que o sistema deve ter: Meio ambiente, elementos ou unidades , relações , atributos , entrada , saída , realimentação e modelo . O instrumento mais útil para o estudo do sistema e o modelo, pós tem sua construção baseada em informações obtidas da realidade através da observação.
Os objetos do sistemaglobal são ponto lógico para começar, pois muitos erros podem ser cometidos ao seu respeito no pensamento subsequente. O cientista precisa passar do vago enunciado de objetivos para algumas medidas precisas e especificas de rendimento do sistema global, a medida do rendimento de um sistema é uma contagem de pontos, quanto maior o numero de pontos, melhor o rendimento.
A medida do rendimento torna-seinteiramente clara, muitos professores observa que os estudantes procuram alcançar uma nota alta mesmo com sacrifício da compreensão real do conteúdo do curso. Sua finalidade declarada é aprender, mais sua medida real do rendimento é a nota, da mesma maneira ,quando se observam cuidadosamente certas cidades , pode-se supor que o objeto real do governo municipal seja manter as oportunidades doscidadãos de alta renda, proporcionando-lhe áreas satisfatórias para viver .O estado espera da atividade turística o superávit no balanço de pagamentos na conta especificas, Oe estado compete o investimento social não só na infraestrutura de apoio a atividade , mas também na implantação de programas de turismo socializado , e essa demanda somente poderá ser atendida e viabilizada sem objetivo de lucrodos investimentos. A empresa privada igualmente terá de investir na qualificação de Mao-de-obra e aperfeiçoamento de pessoas.
Na determinação de uma medida de rendimento a intenção de ser tão objetivo quando possível lhe permitirão reduzir ao mínio de erros. O ambiente do sistema é aquilo que esta situado ‘fora” dele , isso também não é uma coisa fácil de definir .
Não apenas o ambiente é algumacoisa que esta fora do controle dos sistemas, mas é também algo que determina, em partes, seu funcionamento. Um dos mais importantes aspectos do ambiente do sistema é a lista dos requisitos, o ambiente do sistema é extremamente difícil e complexo do seu universo de analise e abrangência .
Ao se estabelecer um paralelo com o turismo, o produto turístico é o resultado da soma de recursosnaturais e culturais e serviços produzidos Poe uma pluralidade de empresas , no caso do turismo , há uma característica ainda mais marcante que é o produto turístico é consumido no mesmo local e o consumidor é que se desloca para a área de consumo , portanto rigorosamente dentro do sistema , muito cuidado e observação metódica para determinar o ambiente do sistema considerando os recursos do sistema quese acham dentro dele um dos meios que o sistema usa para desempenhar suas tarefas . Em muitos sistemas, é feito uma Analise muito cuidadosa dos recursos, os recursos são o reservatório do qual as ações especificas do sistema podem ser formadas, as empresas são em geral divididas em departamentos, divisões seções e grupos de homens, outro departamento poderia ser intitulado era o de marketing, o...
tracking img