Resumo do livro convite a filosofia unidade1 e 2

761 palavras 4 páginas
1.A primeira versão de King Kong chegou às telas em 1933,o mesmo ano em que foi inaugurado o Empire State Building,antão o prédio mais alto do mundo.Na primeira parte do filme,que ocorre antes de a equipe partir para a ilha da caveira,há varias referências ao momento histórico vivido pelos americanos. A) Qual era situação econômica do país e da população?
A economia do país estava numa situação crítica com baixa renda. B) Na cena inicial do filme,o cantor Al Jolson canta I’m sitting on the top of the world (Estou no topo do mundo). Considerando o tema do filme e o momento histórico, por que esse refrão é irônico e ambíguo? Porque o King Kong estava no topo do mundo até os homens de Nova Iorque encontrá-lo e levá-lo para Nova Iorque.

2.No texto”Carta do Pleistoceno”, de Marina Colasanti, o mamute contrapõe dois mundos:No filme King Kong, esses dois mundos coexistem no tempo.

A) Que elementos do filme têm relação com o mundo primitivo?
A ilha da Caveira , os nativos da ilha, os dinossauros, entre outros. B) E com o mundo moderno?
Os prédios de Nova Iorque, as armas , a civilização, entre outros.

3. A situação vivida pelo gorila, que é retirado de seu mundo e levado para Nova Iorque, é semelhante à do mamute clonado. No texto”Carta de Pleistoceno”, o mamute menciona o respeito com o que os homens de seu tempo o viam e conclui:”No mundo de vocês eu seria apenas um monstro que não inspira respeito a ninguém”.E ainda pergunta”Serviria para um turismo ou como cobaia?”.

A) Kong era respeitado no mundo em que vivia ? Justifique sua resposta com elementos do filme e com o significado da expressão King Kong.
Sim, os nativos da ilha da Caveira respeitavam ele e o temiam, de acordo com o filme os nativos ofereciam pessoas a ele. O significado de King Kong é “Eu rei”.

B) E a Nova Iorque? O que ele representava para os habitantes da cidade?
Um monstro, uma aberração. Ninguém o temia nem o respeitava.

4. Em “Carta do pleistoceno”, o

Relacionados

  • Pnld 2015 Fisica
    35481 palavras | 142 páginas
  • Dimensões Pedagógicas do Esporte
    50325 palavras | 202 páginas