Resumo do livro 1984

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1060 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de agosto de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
FACULDADES INTEGRADAS ESPÍRITO-SANTENSES – FAESA
INSTITUTO SUPERIOR DE EDUCAÇÃO – ISE
LICENCIATURA E BACHARELADO EM QUÍMICA COM ÊNFASE EM PETRÓLEO

Estudos Independentes V

Aline Melo dos Santos

Resumo do Livro 1984

VITÓRIA, 2010
Aline Melo dos Santos

Resumo do Livro 1984

Trabalho Prático da disciplina de Estudos Independentes V ministradapela professora Msc Maria Luzineth L Machado, como parte integrante da nota semestral para obtenção do título de Licenciatura e Bacharelado em Química com Ênfase em Petróleo.

VITÓRIA, 2010

Nome do Livro : 1984
Autor: George Orwell
Editora: Secker and Warburg (Londres)

Resumo

Este livro relata a historia de Winston Smith, membro do partido externo, funcionário do Ministério da Verdade,um órgão que cuida da informação pública do governo. A função de Winston é reescrever e alterar dados de acordo com o interesse do Partido, ele questionava a opressão que o partido exercia no cidadãos, e se alguém pensasse diferente cometia um crimidéia (crime de idéia em novilíngua) era capturado pela Policia do Pensamento e desaparecia. . Winston Smith e todos os cidadãos sabiam que qualqueratitude suspeita poderia significar seu fim. Os vizinhos e os próprios filhos eram incentivados a denunciar à Polícia do Pensamento quem cometesse crimidéia.
Diariamente, os cidadãos paravam o trabalho por dois minutos e se dedicavam a atacar histericamente o traiçoeiro foragido Emmanuel Goldstein e, em seguida, adoravam a figura do Grande Irmão. Durante este ato, Winston repara num membro doPartido Interno, seu nome é O'Brien. Winston separou-se devido à devoção de sua esposa ao Partido. Ela seguia as determinações que o sexo deveria ser apenas para geração de novos cidadãos. O sexo como prazer era crime. Ao ver uma bela mulher, lembrou-se da última vez que fez sexo. Havia três anos e foi com uma prostituta.
Winston expressava seus sentimentos atualizando seu diário, usando o canto"cego" do apartamento. Desta forma ele não recebia comentários nem era focalizado pela teletela de seu apartamento. A Teletela era como um televisor, que permitia tanto ver quanto ser visto, um dispositivo através do qual o Estado vigiava cada cidadão. Ele comprou seu diário num antiquário no bairro proletariado, onde não era bem visto que membros do Partido freqüentassem este bairro. Ao sair doantiquário, vê uma mulher e desconfia que ela seja uma espiã da Polícia do Pensamento. No dia seguinte, a encontra no Ministério da Verdade, o que aumenta o seu temor em ser denunciado. Ao passar por ele, ela simula uma dor para desviar a atenção das teletelas, e lhe passar um bilhete escrito: "Eu te amo". As normas do Partido deixavam claro que membros do Partido, principalmente dos sexos opostos, nãodeviam se comunicar a não ser a respeito de trabalho. Passaram-se semanas em conversas fragmentadas até conseguirem marcar um encontro num lugar secreto longe dos microfones escondidos. Então ele só descobre seu nome após beijá-la. Júlia confessa que ficou atraída por Winston pelo seu rosto que parecia ir contra o partido. Winston se surpreende ao saber que Júlia se apaixonava com facilidade. Odesejo dela era corromper o estado por dentro, literalmente. Para continuar seu romance com Júlia, Winston têm a idéia de alugar aquele quarto do antiquário.
Certo dia, O'Brien, percebe também que Winston era diferente dos outros. O'Brien o convida, para despistar as teletelas, a ir ao seu apartamento ver a nova edição do dicionário de novilíngua. O convite de O'Brien era incomum e fez Winston seanimar com a possibilidade de uma insurreição. Ele passou a crer que a Fraternidade não era apenas peça de propaganda, a organização anti-Grande Irmão responsável por todos os danos causados na Oceania tal qual Bola-de-Neve em a "Revolução dos Bichos".
Winston levou Júlia ao encontro. Para espanto do casal, O'Brien desligou a teletela de seu luxuoso apartamento. Alguns integrantes do partido...
tracking img