Resumo do filme os ultimos dos moicanos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (550 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
TÍTULO DO FILME: O ÚLTIMO DOS MOICANOS

RESUMO

Em 1757 franceses e ingleses na Guerra dos 7 anos (1756-1763) lutam pela posse de terras na América do Norte, usando como soldados índios dediferentes tribos. Hawkeye, filho adotivo de Chingachgook e pertencente à tribo dos Moicanos, consegue salvar as duas filhas de um oficial britânico do ataque dos índios Huronos e as acompanha até oforte William Henry, tomado pelos franceses. Cora, uma das jovens, se apaixona por Hawkeye, que, junto a sua tribo, representa a última esperança também para os ingleses.

CONTEXTO HISTÓRICO

AGuerra dos 7 Anos, que serve como "pano de fundo" para o filme envolveu franceses e ingleses entre 1756 e 1763, na disputa de uma série de territórios da Ásia, África e principalmente América do Norte.Além de mostrar a manipulação do índio pelo ocidental, essa guerra, vencida militarmente pelos ingleses, merece muita atenção dos estudantes de Historia,ciências Humanas, professores e todas aspessoas interessadas no assunto, por ter sido um dos principais antecedentes do processo de independência dos EUA, já que representou um verdadeiro divisor de águas na relação metrópoles-colônia.
Mesmocom a vitória e expansão de seu colonialismo na América do Norte (notadamente no Canadá), a Inglaterra acumulou um elevado ônus com a guerra, fato esse, que estabeleceu uma mudança radical na suarelação com as treze colônias norte-americanas. A partir de então, o liberalismo que norteava a relação metrópoles-colônia, cede lugar para uma postura cada vez mais intervencionista, representada por umaimplacável carga fiscal.
As leis "do Açúcar", "do Selo" e "do Chá", são os principais exemplos da radicalização do fiscalismo metropolitano sobre as "13 colônias", incompatível com o sentimento deautonomia dos colonos,como pudemos observar na aula anterior os colonos não se sentiam ingleses e sim colonos,nova yorkinos luisianos,etc. estimulado pelos princípios de liberdade, igualdade de...
tracking img