Resumo do filme mercador de venesa

716 palavras 3 páginas
Resumo do Filme “O Mercador de Venesa”.

O filme expõe a tradição de uma época com características da intolerância religiosa e de leis ainda baseadas nos costumes, inclusive de princípios e leis rígidas impostas principalmente pelos preconceitos da sociedade cristã em relação ao povo judeu. Veneza é uma das cidades-estados mais liberais da Europa em 1596, contudo, judeus viviam isolados em guetos e eram bastante discriminados, permanecendo trancados ao anoitecer, e pelo dia, ao saírem, de acordo com a lei, obrigados a usar um gorro vermelho para assim serem identificados.
Os judeus não podiam adquirir imóveis, por isso praticavam a usura, empréstimo de dinheiro com juros, que ia contra as leis cristãs, ou seja, católica.
Shylock, por ser um judeu e também por não ser cristão, era mau tratado pela sociedade e inclusive por Antonio o mercador, e acreditava que somente a vingança recupera a reputação de um homem.
Antônio, um mercador bem sucedido e bom homem, porém descriminava qualquer pessoa que não fosse cristã. Porém contrai uma dívida com o judeu Shylock para ajudar um amigo com dificuldades, confiando seus negócios de risco.
A multa em caso de não pagamento poderia custar-lhe a vida, mas a promissória foi assinada sem receio já que era dono de bons negócios. Embora tudo indicasse não haver riscos, seus navios afundaram e o mercador viu sua vida nas mãos de um judeu nada misericordioso e vingativo.
Bessânio, o amigo cujo qual Antônio fez a dívida, consegue o que mais almejava a mão da princesa Pórcia, uma jovem muito inteligente e audaciosa que consegue mudar o triste destino de Antônio.
O caso vai a júri e Pórcia se passando por juiz, analisa o contrato e descobre uma falha, que nada dizia sobre derramamento de sangue, apenas sobre o corte da carne e assim o judeu se vê nas mãos de Antonio seu maior inimigo para decidir seu destino. Foi ordenado então que Shylock dividiria seus bens e passaria a ser cristão, contra sua vontade é claro.
Assim,

Relacionados