Resumo Do Cap Tulo 4 Do Livr1 Atualizado

812 palavras 4 páginas
O QUE É CONHECIMENTO
O capítulo 4 “O que é conhecimento”, do livro Filosofando: Introdução a Filosofia, escrito por ARANHA e MARTINS, aborda dois diferentes caminhos. Quando falamos em conhecimento, podemos nos referir ao ato de conhecer ou ao produto do conhecimento:
Comecemos nossa discussão pelo exame das formas possíveis de conhecer, a intuição e o conhecimento discursivo.
A intuição é uma forma de conhecimento imediato é uma visão súbita e pode ser classificada como, intuição Sensível, intuição inventiva e intuição Intelectual.
Para compreender o mundo, não “entrar no caos” a razão supera as informações concretas e imediatas que recebe, organizando-as em conceitos e idéias gerais que, articulados, podem levar à demonstração e a conclusões consideradas válidas.

“Da mesma maneira, permanecer no nível do vivido e da intuição impede o distanciamento fecundo da razão que interpreta e critica. O conhecimento se faz, portanto, pela relação contínua entre intuição e razão, entre vivência e teoria, entre concreto e abstrato.” P.53

A distinção entre verdade e realidade entre verdadeiro ou falso não estão na coisa mesma, mas no juízo, e portanto no valor de verdade da afirmação. Há verdade ou não depende de como a coisa aparece para o sujeito que conhece. Qual o sinal que permite reconhecer a verdade e distingui-la do erro? O critério da verdade é a evidencia, segundo a tradição na historia da filosofia, para os gregos, verdade significa não-oculto o que se desvela, o que é visto, o que é evidente. A partir da idade moderna a questão do conhecimento passa a ser mais complexa: como julgar a representação do real pelo pensamento? Ou seja, como saber se a definição de verdade é verdadeira? Para Descartes a evidencia é toda idéia clara e distinta, que se impõe imediatamente por si só ao espírito. Para os filósofos Nietzsche e do pragmatismo, o critério da verdade deixa de ser um valor racional e adquire um valor de existência. Para os representantes da

Relacionados