Resumo do cap 2 do livro contabilidade introdutória

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (758 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de janeiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
O capítulo 2 do livro Contabilidade Introdutória tem como base principal instruir o leitor sobre o que é o Balanço Patrimonial e quais são as atividades relacionadas a ele. O princípio principalusado na hora de se fazer um Balanço Patrimonial é o princípio da Entidade, no qual a pessoa física é extremamente desatrelada à pessoa jurídica; em outras palavras, se você tem uma empresa, o dinheiro daempresa é dinheiro da empresa e seu dinheiro é seu dinheiro. Os dois não se misturam. É cada um no seu quadrado. O Balanço Patrimonial é divido em três segmentos: o Ativo, o Passivo e o PatrimônioLíquido.
O Ativo compreende tudo aquilo que é um bem ou direito da entidade. Como por exemplo: o caixa, dinheiro no banco(depositado), veículos comprados, estoques, etc. O Passivo compreende asobrigações da empresa. Como por exemplo: contas a pagar, dinheiro devido a fornecedores, etc. Praticamente todo dinheiro que você usa que não é seu, entra no Passivo. E por último, o Patrimônio Líquido,compreende o dinheiro investido inicialmente e é por muitas das vezes calculado como a diferença entre o Ativo e o Passivo. É possível, a princípio, ter duas fontes de capital dentro PL: os investimentosdos sócios e o lucro. Para se fazer o Balanço Patrimonial de uma entidade, a representação mais comum usada é Ativo = Passivo + Patrimônio Líquido, partindo do fato que na maioria das entidades o Ativosuplanta o Passivo. Se o Passivo suplanta o Ativo, teremos o chamado Patrimônio Líquido Negativo, ou o também chamado Passivo a Descoberto.
O Balanço Patrimonial pode ser olhado como se fosse umabalança, no sentido de que os dois lados devem possuir o mesmo peso para que se encontre o equilíbrio. Existem várias operações que podem ser realizadas dentro do BP. Uma delas é a subscrição de capitalsocial, que tem por definição a injeção de dinheiro dentro da empresa, seja ela com dinheiro próprio, por dinheiro advindo de sócios, ou até por empréstimo bancário. Por exemplo: subscrição de...
tracking img