RESUMO DO ARTIGO PHYSICALLY-BASED SIMULATION OF TORNADOES

1873 palavras 8 páginas
COMPUTAÇÃO APLICADA I

RESUMO DO ARTIGO

PHYSICALLY-BASED SIMULATION OF TORNADOES

Asiel Bomfin Jr.

Resumo do artigo Physically-Based Simulation Tornadoes
O modelo físico deste artigo realiza a simulação visual 3D de tornados, utilizando computação gráfica (OpenGL), que tem sido uma crescente área de pesquisa. A dinâmica do tornado foi modelado pelas equações de Navier-Stokes com condições de contorno bem definidos e o seu perfil de velocidade, pressão e temperatura, mostraram fluxos verticais bem realistas.

1.Introdução :

Um tornado é a tempestade mais violenta que a natureza produz [Flo53]. Como muitos tornados tem forma arbitrárias, os modelos em coordenadas cilíndricas (2D) não podem ser aplicados [NF99]. Para modelar a dinâmica do tornado em 3D, foram utilizadas as equações de Navier-Stokes para escoamentos de fluidos, isto é, girando sobre os planos horizontais e ascendendo nos planos verticais. Também foi usado um sistema de partículas que defini o volume do tornado, assim como um algoritmo para interpretar o volume e visualizar o movimento de fluxo baseado na densidade de partículas (artigo original – VRIPHYS ‘05/C. Mendoza and F. Ganovelli). Para estudar o ambiente de formação do tornado, foi avaliado como condições de contorno numéricos geram a sua forma, mostrando a sua rotação e ascensão do fluxo do movimento. Além disso, um sistema de partículas é introduzido para modelar a forma irregular de tornado, bem como para simular a efeito circular de escombros na parte inferior.

2. Fenômeno Tornado :

É como uma "coluna violentamente rotativa de ar, em contato com o solo, ou a partir de uma nuvem do tipo cumuliform suspensa ou embaixo desta nuvem"[Gli00].Principais características:

Rotação : A rotação de um tornado é anti-horário no hemisfério norte e no sentido horário no hemisfério sul [Flo 53]. Utilizando aqui apresentado modelo e as condições específicas de contorno, os resultados podem ser produzidos com sucesso.

Forma :

Relacionados