Biiiiiiiia

1200 palavras 5 páginas
Crise Hídrica

Fontes Bibliográficas: http://www.hortolandianews.com.br/ http://dinheirama.com/ http://brasil.elpais.com/ http://www2.camara.leg.br/ http://www.idec.org.br/ http://www.idec.org.br/ Tópicos principais: Crise Hídrica :
A região metropolitana de São Paulo vive a pior escassez de água dos últimos 80 anos.
Há vários meses, o noticiário informa consecutivos recordes negativos no sistema
Cantareira, reservatório responsável por abastecer a capital e vários municípios do entorno. No ápice da crise, o racionamento, até pouco tempo descartado pelo governo estadual, já é dado como certo, e outras medidas de contenção, como aplicação de multas para quem desperdiçar, estão sendo cotadas – ambas com impacto direto para o consumidor.
O Brasil detém 12% de toda a água doce do planeta e abriga grandes bacias hidrográficas, como as dos rios São Francisco, Paraná e Amazonas, a maior do mundo. No entanto, o grande volume das águas está concentrado na região Norte, exatamente a menos habitada. Já o semiárido e o sertão nordestino sempre estiveram associados aos cenários tórridos da seca que castigam a população. Nos últimos anos, alterações no regime de chuva levaram as regiões mais populosas do Brasil, sobretudo o Sudeste, a também conviver com o drama da seca. Os cientistas ainda se dividem entre os que atribuem essas alterações à variabilidade climática de caráter cíclico, ou seja, que acontece naturalmente em décadas ou até em séculos; ou às chamadas "mudanças climáticas" influenciadas pela ação predatória do homem sobre o planeta, gerando o aquecimento global. No entanto, não há dúvidas quanto aos efeitos negativos do desmatamento, da ocupação desordenada das cidades, da poluição dos rios e da falta de planejamento hídrico no país. Em São Paulo, por exemplo, a chuva até que apareceu com força no início do ano, mas caiu longe dos reservatórios: desabou em cima da cidade impermeabilizada pelo asfalto e pelo concreto dos

Relacionados