Controle De Qualidade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (671 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de abril de 2015
Ler documento completo
Amostra do texto
Controle de qualidade é uma medida adotada por organizações de diferentes segmentos em todo mundo para definir padrões em procedimentos, políticas e ações, de maneira uniforme. É um sistema queconsidera o grau de satisfação do consumidor, acionistas, funcionários, fornecedores e sociedade, como um todo.
As propriedades de produtos, serviços, atendimentos ou ações são testadas, para acertificação de um padrão de qualidade de tal corporação. Além do controle de qualidade interno, existem vários órgãos em todo o mundo que regulamentam tais padrões e especificações técnicas. Cada país possui sualegislação sobre o assunto e o não cumprimento da lei pode render sanções.
Apenas no século XX, foram aprimoradas as técnicas de controle de qualidade que conhecemos hoje, mas o processo tem longahistória. A partir do momento onde começaram as relações de compra e venda, padrões começaram a ser seguidos. Quando surgiram os primeiros artesãos começaram a ser criadas as definições sobre afabricação dos produtos e projetos arquitetônicos precisavam ter especificações técnicas pré-definidas.
Na Idade Média, as guildas definiam o próprio padrão de qualidade dos produtos e eram atribuídas puniçõespara os artesãos que fabricassem produtos de qualidade inferior. Mais tarde, surgiu o interesse dos reis em definir especificações técnicas para os produtos comprados por eles. Membros da corte eramdesignados para a fiscalização e supervisão de objetos. Antes do processo industrial, era possível que o próprio artesão definisse quais seriam os padrões de qualidade de seus produtos.
Com a RevoluçãoIndustrial, mostrou-se necessária a estandardização dos processos de fabricação de produtos. Nas fábricas, era comum a presença de um supervisor, que fiscalizava o trabalho dos operários, garantindoque os objetos fossem feitos com especificações técnicas pré-definidas. A preocupação com o padrão de produção, inicialmente, surgiu para evitar o desperdício nas fábricas. A essa altura, foi...