Resumo do artigo "Introdução à análise de política externa", de Ariane Roder Figueira

2378 palavras 10 páginas
Introdução à análise de política externa
Ariane Roder Figueira

1.1 Estado: Origem Histórica
- Abordagens para o surgimento do Estado:
a) O Estado é derivado da sociedade e existiu desde os primórdios como estruturas de poder e autoridade que definiram a organização humana ao longo da história;
b) Estado seria resultado da complexidade atingida pela estrutura social, que passou a demandar um órgão supremo e centralizador capaz de administrar as vontades coletivas e regularizar as relações sociais;
c) O Estado teria origem formal em 1648, com a assinatura dos Tratados da Paz de Westfália.
- Além dessas abordagens, existe também aquelas baseadas na noção de contrato social.
- Elementos básicos e essenciais para a formação do Estado: soberania, território, povo e ordenamento jurídico que submeta todos os membros.

1.2 Estado, poder e política externa
- SI é anárquico: ausência de poder acima dos países gera um processo de insegurança por parte de suas unidades, que buscam uma ampliação de seu poder com o objetivo de aumentar sua capacidade de barganha nesse cenário.
- Do ponto de vista político, as unidades estatais possuem diferenças significativas quanto à capacidade de influenciar os outros e controlar resultados (tal capacidade é definida como poder).
- O poder pode ser entendido em termos de potencial de poder, enquanto fontes naturais (tamanho, recursos naturais, posição geográfica e população) ou como fontes tangíveis (desenvolvimento industrial, tecnológico, científico, educacional) e intangíveis de poder (imagem nacional, capacidade de liderança no SI). Caso o país não possua condições militares de proteger seu território, ou recursos naturais, a vantagem de possuí-los pode passar a constituir fragilidades em potencial.
- PEX: aponta para os objetivos e linhas mestras, deve compor estratégias de atuação nas diversas dinâmicas da vida internacional (considerando o poder relativo de cada unidade; tal poder não é estático).

1.3 Análise de

Relacionados

  • Diplomacia Presidencial
    18206 palavras | 73 páginas