RESUMO DO ARTIGO: GEOTECNOLOGIAS NA GEOGRAFIA APLICADA: DIFUSÃO E ACESSO Teresa Galloti Florenzano

368 palavras 2 páginas
As geotecnologias estão avançando rapidamente, e a sua aplicabilidade se encontra nos diversos campos, principalmente na geografia, mas esta perde espaço por não fazer uma maior abordagem sobre as geotecnologias e também dos profissionais não buscarem ou não conseguirem acompanhar esses avanços tecnológicos.
As imagens que são usadas pelas geotecnologias, estão cada vez melhores, com maior detalhamento daquilo que esta proposta, como para mostrar os recursos naturais, monitoramento de fenômenos como queimadas. Com o avanço dessas imagens e também do SIG, a ferramenta que é capaz de manipular esses dados de diversas maneiras, através de técnicas.
Alguns softwares de SIGs, são disponíveis de forma gratuitamente, como o SPRING, e o QUANTUM.GIS, assim como diversos tutoriais na internet, que buscam ensinar o usuário a manusear o programa.
Imagens também são encontradas de maneira gratuita, o autor também destaca o software TerraView.

Nesses softwares, podemos realizar trabalhos obtendo imagens gratuitamente no site do INPE www.dgi.inpe.br, dos satélites CBERS 2 , CBERS 2B , LANDSAT1-2-3-5-7, TERRA1, AQUA1,RESOURCESAT1,GLS-LANDSAT e UK-DMC-2, com diversos tipos de sensores responsáveis pela maior ou menor resolução espacial da imagem, além da captação de dados específicos, como no AQUA1. Para análises topográficas, a NASA realizou a missão SRTM com resolução espacial de 90m, e tratado pelo INPE no projeto TOPODATA diminuindo para 30m.
A autora fala sobre os materiais didáticos sobre geotecnologias, composto por um material básico de introdução ao Sensoriamento Remoto " Imagens de Satélite para estudos ambientais" (FLORENZANO 2002), que mostra de maneira didática como ocorre a obtenção das imagens de satélite, os tipos de sensores. A autora destaca também outros autores, e principalmente os documentos encontrados na biblioteca do INPE.

Conclusão

A autora, fez o artigo no ano de 2005, e já falava do avanço das geotecnologias, hoje em 2013 vemos um cenário

Relacionados