RESUMO DO ARTIGO DE F SICA AERODIN MICA DA BOLA DE FUTEBOL

401 palavras 2 páginas
RESUMO DO ARTIGO: “ A AERODINÂMICA DA BOLA DE FUTEBOL”

A Física aplicada nos esportes também auxilia bastante o entendimento de lances históricos, como por exemplo no futebol. Nesse artigo estuda-se basicamente os efeitos aerodinâmicos que atuam sobre a bola durante a sua trajetória do lance. É introduzido primeiramente conceitos como: efeito de Magnus e a crise de arrasto.
Para melhor explicar, a crise de arrasto é a redução abrupta que a resistência do ar sofre quando a velocidade da bola aumenta além de um certo limite. E como exemplo, usa-se o lance do gol que Pelé não fez na copa do mundo de 1970 no México, contra a Tchecoslováquia. Outro efeito importante que tem sua importância no momento do lance, é o efeito de Magnus, que é causado pela rotação da bola.
A força de arrasto é linearmente dependente à velocidade da bola, e juntamente com o número de Reynolds elevado, obtêm-se a queda da resistência do ar na bola, aumentando assim o seu alcance. Deixando fácil de se ver que o arrasto só ocorro em velocidades irrisórias, ou seja, a resistência proporcional à velocidade não tem relevância alguma para objetos que se movam no ar.
Tem-se também o feito Magnus que atua diretamente sobre a bola. Ao girar sobre o seu próprio eixo, a bola cria uma força de sustentação, que é perpendicular à velocidade, chamada força de Magnus. A explicação para esse efeito deve se ao fato de que a camada limite de ar sobre a bola separa-se, sendo adiantada na parte de baixo da bola e adiada na parte de cima, fazendo com que a camada limite empurra o ar trás da bola para baixo, e pela ação-reação de Newton, surge uma força na bola em sentido contrário, para cima, dando assim a origem ao efeito Magnus.
Ao analisarem a jogada de Pelé na copa de 1970, vê-se a importância e o efeito que a causou a crise de arrasto e o efeito de Magnus, sendo decisivos na trajetória e alcance da bola, pois assim criou-se um “efeito” na bola

Relacionados