Resumo Direito Constitucional - 1

Páginas: 2 (345 palavras) Publicado: 8 de outubro de 2014
AMICUS CURIAE

E a possibilidade de outros órgãos ou entidades que efetivamente terem interesse no processo de julgamento de ADIN participar do processo de controle, como amigos da corte,colaborando para aumentar a participação de setores da sociedade, tornando mais democrático o controle de constitucionalidade.

NATUREZA DÚPLICE OU AMBIVALENTE

As ADINS, são dotadas dessas naturezassempre que forem em decisão de mérito, proferida esta em ação direta de inconstitucionalidade, produz eficácia jurídica num outro sentido.
Com isso proclamada a constitucionalidade, julgar-se-áimprocedente a ação direta de inconstitucionalidade; e, proclamada a inconstitucionalidade, julgar-se-á procedente a ação direta, dentro sempre da causa de pedir aberta.

MODULAÇÃO DOS EFEITOS.

Apossibilidade de o Supremo Tribunal Federal, por 2/3 dos seus membros (oito ministros), alterar a data em que iniciará a produção de efeitos da declaração de inconstitucionalidade de uma norma. Isso se dáem razão da proteção à segurança jurídica ou de excepcional interesse social. Trata-se de uma exceção à regra, tendo em vista que a decisão passa a ter efeito ex nunc ou Pró-futuro ao invés de extunc, prevista esta no art. 27 da Lei nº 9.868/1999.


TRANSCEDÊNCIA DOS MOTIVOS DETERMINANTES.

O Supremo Tribunal Federal reconhece o fenômeno da “Transcedência dos motivos que embasaram adecisão” da corte, em processo de fiscalização normativa abstrata, de modo a proclamar que o efeito vinculante refere-se, também, aos fundamentos determinantes, projetando-se, em conseqüência, para além daparte dispositiva do julgamento.
Com isso podemos afirmar que as decisões do STF, proferidas na fiscalização abstrata, alcança não somente a parte dispositiva da decisão, mas também os chamadosmotivos determinantes que embasaram tal decisão, a quais deverão ser respeitados no futuro, em casos análogos ou equivalentes.

INCOSNTITUCIONALIDADE POR ARRASTAMENTO.

Acontece nas situações em...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • RESUMO CURSO DE DIREITO CONSTITUCIONAL GILMAR MENDES 1
  • Resumo Constitucional 1
  • Direito constitucional resumo
  • direito constitucional- resumo
  • Resumo de direito constitucional
  • resumo de direito constitucional
  • resumo estudo Direito constitucional
  • Direito constitucional resumo

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!