Resumo de weber e durkheim

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2390 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
concepção de Weber, o indivíduo é responsável pelas decisões que toma, inclusive pela própria omissão que, de uma forma ou de outra, legitima o poder. É o que Weber denomina de "ação social".
A "ação social" consiste na conduta humana dotada de sentido, de uma justificativa elaborada de forma subjetiva. É o comportamento consentido e planejado.
"Ação social" é quando todos se comportam deacordo com o que se faça. (ex.: usar roupas adequadas a cada situação social).

A segunda característica, é que a "ação social" pode ter vários sentidos. O fato de estar junto de alguém não é necessariamente compartilhar o mesmo sentido. Um grupo de pessoas podem estar convivendo sem colocarem o mesmo sentido nas suas ações.
Por outro lado, Weber diferencia "relação social" de "ação social". Na"relação social" existe um mesmo sentido para duas pessoas ou mais, ou seja, só haverá "relação social" se todos estiverem com o mesmo sentido nas suas ações.
A "relação social" é algo mais profundo, buscando o convívio mais duradouro, e para que isso ocorra é importante saber o que o outro pensa. É mais forte. Tem que haver concordância de idéias, mesmo que em alguns momentos haja divergência deidéias (o que é salutar para estreitar ainda mais o relacionamento).
Para Weber, na sociedade capitalista moderna o que predomina é o racional com relação a fins. Essa mentalidade cria um tipo de autoridade e dominação na sociedade – a dominação racional legal (planejamento voltado para os objetivos; os fins justificam os meios).
O Capitalismo é um sistema sócio-econômico, político e social adotadopela grande maioria dos países e das sociedades humanas, onde possuem propriedades privadas dos meios de produção, no qual os agentes econômicos (empresários), proprietários dos meios de produção permitem que esta produção seja comercializada num mercado, onde as transações são de natureza monetária.

O espírito do capitalismo é justamente acumular capital, o qual é então usado como moeda detroca a fim de adquirir os serviços e produtos desejados. Como se percebe, o nome veio a calhar, pois informa diretamente uma das principais características imanentes, que é o acúmulo de capital (embora nenhum indivíduo seja obrigado legalmente a acumulá-lo).

O fator economico-financeiro é a base do Capitalimo, por isso eu acredito que Max Weber falou sobre o balanço, já que o balanço (em termosde contabilidade) é o que “mede” a liquidez e a capacidade financeira da empresa. Em sentido amplo, o balanço evidencia a situação patrimonial da empresa em determinada data. E essa situação pode ser de lucro ou prejuizo.


.. 2)Qual a diferença para Weber, entre ação e relação social?


A ação e um ponto chave do indivíduo, Ter objetivo determinado, uma atitude voltada para o interior eexterior .A ação social só atribui quando o indivíduo atribui sua conduta um significado ou um sentido próprio..
A ação pode ser tradicional faz parte do costume
A ação emotiva. são as emoções, não havendo a razão
Ação racional, pensar, planejar,



Relação social . e estabelecer um sentido compartilhado, ,
Relação social e algo mais profundo, buscando o convívio mais duradouro, e paraque isto ocorra e importante saber o que o outro pensa, tem que haver concordância de idéias mesmo que haja advertências. Todos deve Ter o mesmo sentido nas ações.


3)Qual a importância da historia para Weber


Grande pesquisador da realidade histórica, social e política.
Seu objetivo e compreensão, interpretação, e explicação;
Intenções de implicações das orientações religiosas econduta, e conduta econômica do homem, o desenvolvimento do capitalismo .Representou a sociologia jurídica.
Ele consiste na idéia que as ações são vivências humanas de sentido múltiplos
Fundador da sociedade alemã de sociologia. Defendeu ante a burocracia, liberdade a educação
Leis de desenvolvimento das sociedades, entre o meio urbano e o agrário.
Reivindicava a contra a autonomia...
tracking img