Resumo de texto

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1865 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução
O planeta terra até onde se sabe é o único planeta do universo que existe vida, e isso é que o torna um planeta tão especial. Um imenso globo de rocha com quase 40.000 quilômetros de perímetro. Mas este oásis azul e verde nem sempre foi tão acolhedor. Com um terço de terra, dois terços de água e atmosfera rica em oxigênio, o planeta tem cicatrizes de um passado traumático, um passadode condições extremas e de catástrofes espetaculares.
Cada fase de desenvolvimento do planeta terra foi circundada por um brilho misterioso e quase irreal, tornou-se um refúgio. Há três milhões de anos a terra parecia um paraíso de beleza tropical. O clima quente e uniforme que reinava naquele tempo por toda a parte, favorecia o crescimento de maneira inimaginável de formas de vida. Amultiplicidade da riqueza animal e vegetal era quase indescritível a terra tinha e tem algo diferente de qualquer outro planeta do sistema solar, uma força com o poder de mudar tudo, e em bilhões de anos, a Terra evoluía continuamente e tudo se encaixava para a formação do grande jardim, a morada dos seres humanos.

O nascimento do Planeta Terra

Há quase cinco bilhões de anos atrás não há nenhum sinalda terra, havia somente uma nebulosa, uma recém-nascida estrela rodeada por poeira, a terra ainda não havia se formado. E inesperadamente uma explosão, o chamado “Big Bang” acontece espalhando poeira pelo espaço. Com o tempo a gravidade puxa o pó em pequenas pedras. Durante milhões de anos a gravidade continuou puxando rochas maiores para formar o planeta terra, um de pelo menos cem planetas queorbitam o sol. Mas há quatro bilhões e meio de anos atrás, a terra parecia, mas com uma massa incandescente a temperatura era superior a 12.000 graus Celsius o gás oxigênio era ausente havia só dióxido de carbono, nitrogênio e vapor de água, é extremamente quente e tóxica. O planeta recém-nascido é uma bola em ebulição de rocha líquida, um infinito oceano de lava. O sol nasce sobre um planeta terraem resfriamento a terra gira em torno de si própria com muita rapidez e começa uma mudança lenta. Há 3.900 milhões de anos, uma chuva de meteoros ataca a terra, são detritos que sobraram da formação do sistema solar, dentro dos meteoros estão minúsculas gotas de água esses meteoros mortais poderia conter os ingredientes vitais para á vida na terra. Há uma pequena quantidade de água que existe nointerior de cada meteorito, que bombardeiam a terra por mais de 20 milhões de anos, imensas piscinas de água se formam. O núcleo da terra continua em fusão, mas a sua superfície tem diminuído o calor é o suficiente para formar uma crosta, o ar está em torno de 170 graus.
A terra é um lugar perigoso, os ventos são rápidos e destrutivos é uma mega tempestade que percorrem toa a superfície e éprovocada pela rotação do planeta que passa a girar mais lento. 700 milhões de anos depois do nascimento do planeta, a água cobre a sua superfície e aparecem ilhas! Até que rochas em fusão explodem através da terra e emergem do oceano que ao ficarem frias formam-se em ilhas vulcânicas, mais tardes formariam os primeiros continentes. Agora era água e terra, mas a temperatura ainda era escaldante a vidaainda era impossível. Desde da sua formação a chuva de meteoros não para, além da água quando se dissolviam liberavam minerais, carbono e proteínas de aminoácidos para o fundo dos oceanos que fabrica uma potente sopa de substâncias químicas não se sabe como, mas estas substâncias reunidas podem ter criado a vida. A água se encheu de vidas microscópicas, bactérias unicelulares que foram asprimeiras formas da vida na terra e assim ficou por centenas de milhões de anos.
Há 3,5 milhões de anos atrás nos oceanos de águas rasas crescem estruturas parecidas como pedras ou plantas cada monte é uma colônia de bactérias vivas os estromatólitos que transformam luz solar em alimento num processo chamado fotossíntese em que o dióxido de carbono e água é transformado em glicose, essa mágica...
tracking img