Resumo de sociologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 47 (11619 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de agosto de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
SOCIOLOGIA

1 – CIÊNCIAS SOCIAIS E SOCIOLOGIA

1.1 – CONCEITUAÇÃO
Ao conceituar Ciências Sociais, a primeira preocupação é estabelecer noções básicas sobre ciência e, a seguir, distinguir as ciências denominadas Sociais ou Humanas das demais ciências.
Entendemos por ciência uma sistematização de conhecimento, um conjunto de preposições logicamente sobre o comportamento de certos fenômenosque se deseja estudar.
Pode-se conceituar o aspecto lógico da ciência como o método de raciocínio e de inferência acerca de fenômenos já conhecidos ou a serem investigados; em outras palavras, pode-se considerar que o “aspecto lógico constitui o método para a construção de proposições e enunciados”, objetivando, dessa maneira, uma descrição, interpretação, explicação e verificação mais precisas.Assim, para conceituar a Sociologia e contextualizá-la no âmbito das ciências em geral e das ciências sociais em particular, vamos identificar os três níveis de conhecimento científico: inorgânico, orgânico e superorgânico.

1.2 – OS TRÊS NÍVEIS DE CONHECIMENTO CIENTÍFICO
O conhecimento científico do “inorgânico” é o das Ciências Físicas; o “orgânico”, é investigado pelas Ciências Biológicas eo “superorgânico”, abrangido pelas Ciências Sociais.
De acordo com esta concepção, o campo de ação das Ciências Sociais tem início justamente quando os estudos físico e biológico do homem e seu universo terminam. Os três níveis encontram-se inter-relacionados, e a transição de um para outro é gradativa.
O superorgânico é observado no mundo dos seres humanos em interação e nos produtos destainteração: linguagem, religião, filosofia, ciência, tecnologia, ética, usos e costumes e outros aspectos culturais e da organização social. Portanto, ao estudar o superorgânico, as Ciências Sociais têm seu interesse voltado para o homem em sociedade.

1.3 – CIÊNCIAS SOCIAIS OU HUMANAS - CLASSIFICAÇÃO
Embora os autores apresentem classificações diferentes em relação às Ciências Sociais ou Humanas,EVA MARIA LAKATOS considera que elas englobam as especificadas a seguir:

ANTROPOLOGIA CULTURAL: Estuda as semelhanças e diferenças culturais, origem e história das culturas do homem, sua evolução e desenvolvimento, estrutura e funcionamento. Inicialmente, a Antropologia Cultural preocupava-se apenas com o estudo das culturas dos povos ágrafos (pré-letrados ou comumente denominados “primitivos”).Mais recentemente, tem-se interessado também pela cultura das sociedades industriais. Exemplos: A antropologia cultural estuda a tribo como uma forma especial de sociedade - ritos de passagem, tipos de organização familiar; religião e magia; artes e artesanato; mitos, meios de comunicação.

DIREITO: Estuda as normas que regulam o comportamento social, estabelecendo direitos e obrigações entreas partes, através dos sistemas legislativos característicos das sociedades. Concentra-se, portanto, na análise dos fatores normativos do comportamento social. Exemplos: O Direito estuda o tribunal como uma variedade de sociedade - direito trabalhista, direito empresarial (comercial), direito civil, direito penal, etc.

ECONOMIA: Estuda as atividades humanas no campo da organização de recursos,isto é, produção, circulação, distribuição e consumo de bens e serviços. Exemplos: A Economia estuda as organizações industriais como tipo especial de sociedade - macroeconomia e microeconomia.

POLÍTICA: Estuda a distribuição do poder nas sociedades humanas. Sistematiza o conhecimento dos fenômenos políticos, isto é, do Estado e investiga o conjunto de processos e métodos empregados para quedeterminado grupo alcance, conserve e exerça o poder. Exemplos: A Política analisa o Estado como uma forma específica de sociedade - formas de governo, partidos políticos; mecanismos de eleições.

PSICOLOGIA SOCIAL: Estuda o comportamento e a motivação do indivíduo, determinados pela sociedade, e, seus valores. Os estímulos que indivíduo recebe do grupo e as influências que os contatos sociais...
tracking img