Resumo de nirtzsche

1706 palavras 7 páginas
Resumo de Nietzsche – Vida e Obra

O filósofo e o músico.
Em, 1970, Nietzsche publicou O nascimento da Tragédia, da qual fala através das figuras de Schopenhauer e de Wagner. Na obra, considera Sócrates um “sedutor” por triunfar junto à juventude ateniense o mundo abstrato do pensamento. A tragédia grega, depois de ter atingido sua perfeição pela reconciliação da “embriaguez e da forma”, de Dioniso e Apolo, foi invadida pelo racionalismo, sob a influência “decadente” de Sócrates. Uma distinção entre apolíneo e o dionisíaco: Apolo é o deus da clareza, da harmonia e da ordem; Dioniso, o deus da exuberância da desordem e da música. Segundo Nietzsche, ambas são complementareis entre si, foram separadas pela civilização da Grécia antes da separação entre o poeta e o filosofo, entre Eros e Logos. Para ele a Grécia socrática assinalou o fim da Grécia antiga.
Seu livro foi mal acolhido pela critica, o impeliu a refletir sobre “pensador privado” e o “professor publico”. Sua grande critica dos valores, escrevendo Humano, Demasiado Humano: seus amigos não o compreenderam. Rompeu as relações de amizade que ligavam a Wagner e, ao mesmo tempo, afastou-se da filosofia de Schopenhauer, recusando sua noção de “vontade culpada” e substituindo-a pela de “vontade alegre”. O homem é criador dos valores, mas esquece sua própria criação e ve neles algo de “transcendente”, de “eterno” e “verdadeiro”, quando os valores não são mais do que algo “humano, demasiado humano”.

Solidão, agonia e morte.
Ao publicar O andarilho e sua Sombra em 1880, com o qual se empenhou “numa luta contra a moral da auto-renúncia”, seu trabalho não foi acolhido por seus amigos. Em 1882, veio à luz A Gaia Ciência, assim falou Zratustra (1884), Para Além de Bem e Mal (1886), O Caso Wagner, crepúsculo dos ídolos, Nietzsche contra Wagner (1886). Em 1881 durante um passeio na pequena aldeia de Silvaplana teve a intuição de O eterno Retorno, Nessa obra defendeu a tese de eu o mundo passa indefinidamente pela

Relacionados