Coca cola

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 14 (3261 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
CAPÍTULO III
A COMUNIDADE DO CHAFIC

O Chafic é uma área situada no Jd Zaíra, Município de Mauá no ABCDM de São Paulo, está localizado na região nordeste de Mauá com um contingente populacional estimado em 77.950 habitantes, Segundo o estudo de Raquel Quintino (2011), o nome Chafic provem do loteador e antigo dono das terras do Jd Zaíra cujo nome é Chafik Mansur Sadek falecido em 1956, e noqual a área do Chafic, parte que não foi por ele loteada ainda pertence aos herdeiros da família.
Médici (1987 p. 431) afirma que o loteador não tinha interesse em comercializar o total da área, “segurando” parte das terras para a família. Essas terras, que ainda hoje pertencem aos herdeiros dos Sadek, ficam nas partes mais altas do bairro. [...]. (Raquel, 2011, p.59).

Essa área possui 1.500m², é ocupada por cerca de 25.750 moradores, parte desta área ocupada irregularmente envolve área de risco constatado por estudos feito em 2012 pelo IPT (Instituto de Pesquisa Tecnológicas), devido a ocorrência de deslizamentos ocasionados pelas ações climáticas, é também uma área íngreme, em sua maior parte de difícil acesso e de infra-estrutura precária. Em 1998 o Chafic foi considerado pelo PoderPúblico como Área de Interesse Social, aprovada pela Câmara Municipal por meio da lei 2.959, permitindo dessa forma sua regularização, porém foi revogada em 2010 devido ao não cumprimento das obras de infra-estrutura no local.
Neste mesmo ano, a Prefeitura firmou unilateralmente um Termo de Regularização, que estabeleceu um prazo de 4 anos para que os loteadores realizassem obras deinfraestrutura, ao final do período 5% das obras haviam sido realizadas e o termo acabou sendo revogado pelo seu não cumprimento. (Prefeitura Municipal de Mauá - Câmara Intersetorial, 2010). (Raquel, 2011, p.63).

Em uma pesquisa realizada por Rolnick (2002, p.53-61), acentua que a política urbana no Brasil é um dos instrumentos de exclusão e de injustiças que perpetuam o privilégio aos interesses doliberalismo econômico, onde a maioria da população vive em ocupações de precária urbanização, estabelecendo indicadores “da exclusão territorial como agente de reprodução da desigualdade social”, intensificada pela falta de infra-estrutura que possibilite à população o acesso as necessidades básicas, como educação, saúde, transporte, cultura, lazer, entre outros.
As grandes capitais brasileiras setornaram metrópoles, ante o elevado grau de desenvolvimento urbano, porém permanece a inabilidade do poder público em atender as demandas da população existente e ausência de um planejamento urbanístico que leve em consideração as especificidades de cada local. [...]. (ROCHELLY, 2005, p.165)

A comunidade do Chafic vivencia em seu cotidiano as várias expressões da “exclusão territorial” da formacomo é representada por Rolnik em sua pesquisa de política urbana contra a exclusão social, em que é destinado à população de baixa renda a impossibilidade de acesso e aquisição de moradias em locais de maior infra-estrutura, sendo a especulação imobiliária um dos fatores para tal ocorrência.
Esse mecanismo é um dos fatores que acabam por estender a cidade indefinidamente: ela nunca pode crescerpara dentro, aproveitando locais que podem ser adensados, é impossível para a maior parte das pessoas o pagamento, de uma vez só, pelo acesso a toda infra estrutura que já está instalada. Em geral, a população de baixa renda só tem a possibilidade de ocupar terras periféricas – muito mais baratas porque em geral não têm qualquer infra-estrutura – e construir aos poucos suas casas. Ou ocupar áreasambientalmente frágeis, áreas que teoricamente não poderiam ser urbanizadas.(ROLNICK, 2002, p.53-61)

Com a falta de iniciativa do poder público, as comunidades brasileiras, citando como maior exemplo a comunidade do Chafic onde as ações públicas não atendem em específico a demanda dessa comunidade, não existe uma política pública no Chafic que possibilite sanar as deficiências existentes...
tracking img