Resumo de mercado de capitais

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 25 (6007 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Matéria: AD309 Mercado de Capitais | Prof.: Zuleika Tavares Pereira Silva | Data:09/11/2012 |
Trabalho: Resumo da apostila “Mercados Financeiros: Capitais e Cambial” |
Alunas: | Edna de Oliveira Rodrigues - 02082020187 |
| Julliany Cristine Silva Soares – 02061020052 |

* Operações de Mercado de Capitais – são de prazo médio, longo ou indeterminado, envolvendo títulosrepresentativos do capital das empresas e de operações de crédito sem intermediação financeira.

* Mercado cambial – inclui operações de troca de moeda de um país pela de outro, de acordo com a necessidade da prática de comércio internacional.

* Mercado de Capitais – faz a ligação entre investidores e carentes de recursos de longo prazo. É constituído pelas instituições financeiras não bancárias,instituições componentes do sistema de poupança e empréstimo (SBPE) e outras instituições auxiliares.

Principais papéis negociados no mercado de capitais:

* Ações – representam a menor parcela (fração) do capital social de uma sociedade anônima. São valores negociáveis e distribuídos aos acionistas de acordo com a participação monetária efetuada. De acordo com o estatuto da companhia, podemser emitidas sem valor nominal (com o preço de emissão definido pelos sócios fundadores) ou com valor nominal (com todas as ações com o valor idêntico).

Quanto à natureza dos direitos as ações podem ser:

* Ordinárias – com principal característica o direito de voto, decidindo o destino da sociedade. Os acionistas ordinários recebem os dividendos obrigatórios previstos em lei ou deacordo com e estatuto da companhia, o que for maior.
* Preferenciais – caracterizam-se pela preferência no recebimento dos dividendos, que tem uma fixação de valor mínimo para seu pagamento; em caso de liquidação da sociedade tem preferência no reembolso do capital; tem todas essas vantagens acumulativas. Não tem direito à voto.
* De gozo ou Fruição – ações cujo valor equivale ao que oacionista receberia no caso da dissolução da sociedade. São colocadas na bolsa de valores para negociação, revelando interesse somente aos fundadores da companhia.

Os certificados das ações podem ou não ser emitidos, com a possibilidade de ser mantidos em contas de depósito, são as ações escriturais, que circulam no mercado mediante extrato das instituições depositárias.

Vantagens deinvestir em ações:

* Dividendos – parte dos lucros apurado ao fim do exercício à que o acionista tem direito, para em dinheiro, com o valor mínimo ficado por lei.

* Bonificação – emissão e distribuição gratuita aos acionistas, proporcional à participação de capital, de novas ações emitidas devido ao aumento do capital efetuado por meio de incorporação de reservas.

* Valorização –com a melhora do desempenho econômico-financeiro da empresa no mercado, dependendo do preço pago e quantidade adquirida o acionista obterá lucro.

* Direito de subscrição – como os atuais acionistas gozam do direito de ser previamente consultados em todo o aumento de capital, esse direito pode também constituir-se em outro tipo de remuneração aos investidores.

* Opções sobre ações -representam um direito de compra e venda de ções a um preço previamente fixado e válido pro um determinado período. São negociáveis em Bolsa de Valores.

* Depositary Receipts (DR, ADR, IDR) – Títulos negociáveis no mercado e lastreados na existência de ações de uma sociedade instalada em outro país. O recibo poderá ser trocado a qualquer momento pelas ações custodiadas no banco depositário.Categorias definidas pela forma como o recibo é negociado:

* Nível 1 – Mercado de Balcão - ADRs emitidos com base em ações existentes e negociadas no mercado doméstico, somente com o banco depositário captando novos recursos pela negociação delas.

* Nível 2 – Registro em Bolsas – também não há captação de novos recursos pela companhia. Negociadas em bolsas no âmbito nacional ou por...
tracking img