Resumo de imagem e fantasia, por cristoph wulf

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1268 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Fichamento de leitura do capítulo IMAGEM E FANTASIA, de Christoph Wulf, do livro MÍDIA E IMAGINÁRIO.

Sobre a antropologia histórica da imagem
O capítulo é iniciado com a relação entre imagem e pedagogia, apontando que nem sempre as duas estiveram juntas. Agora, portanto, a imagem ganha espaço aos questionamentos, abrangendo um campo de dúvidas, questões e interesses. Várias relações entreimagem e outros conceitos serão abordadas ao longo do capítulo.

Fansatia, Imaginação, Faculdade Imaginativa
A fantasia, também chamada de imaginação mecânica, é uma capacidade humana enigmática e muito conceituada na psicologia. É uma situação imaginada por um indivíduo que expressa desejos ou objetivos por parte do seu criador e também a percepção de imagens sobre algo ou alguém sem que omesmo esteja presente. A capacidade de criar um mundo imagético mental através de lembranças ou fruto da própria imaginação. Ela também esta intimamente ligada à criação artística.
Fantasia, imaginação e faculdade imaginativa estão relacionadas à capacidade de ver, pois é a visão que permite às mesmas de existirem. Vemos neste tópico teorias de filósofos e psicólogos sobre o tema. Segundo apsicologia de Gestalt, a fantasia é importante já na simples percepção, para complementá-la; Jaques Lacan defende que o ver está enraizado no imaginário, relacionando-o a um “estado pré-linguistico corporal, no qual o indivíduo ainda não esta consciente de seus limites, de sua falta”; Cornelius Castoriadis diz: “O imaginário deve usar o simbólico não apenas para se expressar, mas para existir, para setornar algo que não seja mais apenas virtual”; já Arnold Gehlen interpreta a fantasia como uma projeção de excessos de estímulo.
Vemos que, apesar das diferentes opiniões, várias possuem em comum o fato de ligarem o imaginário à sociedade. O imaginário social aparece como função central da psique humana. É possível referir-se a medieval, clássico, moderno e entre outros; ou seja, cada grupo humanopossui um imaginário que diz respeito a sua época e cultura. Pode-se dizer, portanto, que o mesmo é mutável e evolutivo.

Magia, Representação, Simulação
O autor supõe que as imagens surgiram no homem em ocorrência do medo da morte, antes mesmo do indivíduo desenvolver a consciência. Através do medo, a imagem distrai o desejo humano, e um exemplo é a forma dos antepassados de representar amorte. Nos túmulos eram postos alimentos pois acreditava-se na vida após a morte. Isso mostra como o fato do pensamento ir além do visível comprova a morte como imagem imaginária.
Distinguem-se três tipos de imagem: a imagem como presença mágica; a imagem como representação mimética; a imagem como simulação técnica. Serão explicadas uma a uma.
As imagens mágicas são representações de imagenssacras. Elas simbolizariam a presença mágica dos Deuses (por isso de serem imagens 'mágicas'), podendo ser objetos de culto. No caso das representações da morte, usar um crânio de homem morto significa trazer a presença da imagem como substituta da pessoa falecida. Segundo Platão, essa representação torna as imagens o que não são, apenas remetem a algo. Ele também diz que os artistas não fazemesse tipo de representação das coisas, mas sim dos fenômenos. Formam elementos que não se restringem à representação do mundo como ele aparece. Começa, então, a imagem mimética.
Na imagem mimética, o objetivo não é a semelhança, mas a aparência que surge. Platão via a mimesis como representação da natureza, e toda criação era uma imitação. Relacionando à arte, ele diz que a arte e a estéticapossuem um campo próprio onde o artista é o mestre, e tal mestre não tem capacidade de produzir o que existe. A realidade é meramente uma imagem, um vulto, um plano de idéias. Desta forma, a arte seria um 'fantasma' da realidade.
Através da obra de arte, os artistas trazem para o visível aquilo que não se vê. O processo de criação artística concretiza uma imagem que está no próprio artista, porém a...
tracking img