Resumo de fisiologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1384 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Resumo de Fisiologia
Sistema Nervoso
Função: O sistema nervoso é equipado para receber, interpretar e manipular informações, e então eventualmente transformar o resultado em movimento.

Impulso Nervoso: É um sinal elétrico conduzido ao longo de um neurônio, que pode ser transmitido à um outro neurônio ou a um órgão terminal, como por exemplo um grupo de fibras musculares.

Potencial derepouso da membrana: É a diferença de potencial entre as cargas elétricas do interior de uma célula e do exterior, causada pela separação de cargas através da membrana celular. Essa diferença deve ficar em torno de -70mv

Despolarização: É a diminuição de potencial elétrico de uma membrana, ou seja, é quando o interior de um neurônio se torna menos negativo em relação ao lado externo ( LEC ).Limiar e o “ Principio do tudo ou nada “ : É uma despolarização mínima necessária para produzir um potencial de ação nos neurônios. Ela deve ser de no mínimo entre 15 à 20mv.

Potencial de ação: É uma grande e rápida despolarização na membrana de um neurônio ou célula muscular que é conduzida por toda a célula. Dura aproximadamente 1ms e a alturas do potencial de repouso da membrana de -70mv para+30mv. E retorna rapidamente na sequencia ao seu valor de repouso.
Hiperpolarização : É o aumento do potencial elétrico através de uma membrana.

SINAPSE

É a junção entre dois neurônios, ou seja, é a comunicação, é a transmissão de um impulso nervoso de um neurônio para o outro.

JUNÇÕES NEUROMUSCULAR


NEUROTRANSMISSORES
São as substancias químicas utilizadas para a comunicação entreum neurônio e outra célula.
Aceticolina: É um neurotransmissor principal dos neurônios motores que inervam o musculo esquelético e também de muitos outros neurônios parassimpáticos.
Noradrenalina: É uma amina com efeito simpático, que atua como neurotransmissor dos estímulos simpáticos produzindo como efeito fisiológico e terapêutico principal o aumento da contração do musculo miocárdico e aelevação da pressão arterial.

RESPOSTAS PÓS-SINÁPTICAS
Peps: Potencial Excitatório Pós Sináptico. É uma despolarização da membrana pós-sináptica causada por impulsos excitatórios.
Pips: Potencial Inibitório Pós Sináptico. É uma hiperpolarização da membrana pós-sinaptica, causado por impulsos inibitórios.
Somação: É a soma de todos os potenciais graduados, ou seja, de todas as alteraçõesindividuais do potencial de membrana de um neurônio. Refere-se ao efeito acumulativo de todos esses potenciais processados pela proeminência axônica.
SISTEMA NERVOSO CENTRAL
Abriga mais de 100bi de neurônios aproximadamente e é subdividido em encéfalo, que compreende quatro regiões distintas: Cérebro, Diencéfalo, Cerebelo e tronco encefálico. E a medula espinal.

Encéfalo
- Cérebro
Lobo Frontal:Responsável pelo processamento de informações do intelecto e do controle motor de uma maneira geral.
Lobo Temporal: Responsável pela interpretação dos estímulos auditivos.
Lobo Parietal: Responsável pela interpretação e processamento dos estímulos sensoriais de uma forma geral.
Lobo Occipital: Responsável pela interpretação e processamento dos estímulos visuais.
- Diencéfalo
Tálamo: Auxilia naintegração sensorial.
Hipotálamo: Responsável pela manutenção da homeostasia. Controla o sistema nervoso autônomo e diversas funções como por exemplo, a temperatura corporal, o equilíbrio hébrico de hidratação e ciclo vigília/sano entre outros.
- Cerebelo
É responsável por auxiliar na coordenação dos movimentos.
- Tronco Encefálico
Conecta o encéfalo com a medula espinal.

SISTEMA NERVOSOPERIFERICO – SNP

MEDULA ESPINHAL

Medula Espinal: Contém fibras sensoriais e motoras que conectam o cérebro à periferia.
SNP: Contém 43 pares de nervos, dos quais 12 são cranianos que se conectam com o cérebro e 31 pares são espinhais que se conectam com a medula.

Divisão Sensorial: Transmite informações sensórias ao SNC, esses neurônios sensoriais ou aferentes estão presentes em áreas...
tracking img