Descarte de medicamentos vencidos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (366 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Questionário

1) Existe uma legislação sobre o descarte correto de medicamentos vencidos?
Sim.
2) O que diz a legislação sobre o assunto?
As pessoas que possuem medicamentos vencidos devemprocurar o gerador dos mesmos (farmácia, veterinária, Secretaria de Saúde, entre outras).
O gerador deve consultar a FISPQ para saber os riscos das substâncias encontradas no medicamento e prontificaros materiais necessários para o manuseio. Isso sendo feito, deve-se separá-los e acondicioná-los de acordo com suas propriedades químicas. Após a separação, fazer a identificação observando acompatibilidade química dos resíduos entre si. Há então o armazenamento temporário das embalagens em uma sala de resíduos ou abrigo de resíduos químicos. Passando-se essa etapa, dita interna, há a coleta etransporte externos, que serão feitos por empresa ou órgão público licenciado. O material transportado, se necessário, passará por processo de tratamento antes de ser encaminhado para a disposiçãofinal, que deverá ser feito em local apropriado e licenciado, o mais aconselhado para os medicamentos sólidos é o aterro industrial, de acordo com sua classificação de periculosidade, que é definida porsuas características (corrosividade, reatividade, inflamabilidade e toxicidade).
3) Qual o órgão responsável pelo destino final de medicamentos vencidos?
Os geradores dos medicamentos: indústrias ouempresas/órgãos distribuidores (farmácias, drogarias, veterinárias, postos de saúde, etc).
4) Qual o impacto ambiental, de maneira geral, para o descarte incorreto
dos medicamentos vencidos?Contaminação do solo e da água, o que pode levar à contaminação das plantas, dos animais e dos humanos.
5) Qual a sua opinião sobre o descarte de medicamentos vencidos? Aponte sugestões para a solução dosproblemas gerados pelo descarte incorreto de medicamentos vencidos.
Deveria ter sua maneira correta melhor divulgada e mais lugares onde o descarte possa ocorrer da melhor maneira, pois não adianta...
tracking img