Resumo de filosofia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (280 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
RESUMO DE FILOSOFIA

CIÊNCIAS PRÁTICAS
Ciências que estudam as práticas humanas enquanto ações que têm nelas mesmas seu próprio ato realizado são elas: ética, em quea ação é realizada pela vontade guiada pela razão para alcançar o bem do indivíduo, sendo este bem asa virtudes morais (coragem, generosidade, fidelidade, prudência eetc) e política em que a ação é realizada pela vontade guiada pela razão para ter como fim o bem da comunidade ou o bem comum.
Para Aristóteles a política é superior àética, e a finalidade da política é a vida justa, a vida boa e bela, a vida livre.
CIÊNCIAS TEORÉTICAS, CONTEMPLATIVAS OU TEÓRICAS:
São aquelas que estudam coisas queestudam coisas que existem independentemente dos homens de suas ações e que, não tendo sido feitos pelos homens e sim contemplados por eles. Theoria, em grego, significacontemplação da verdade.
Aristóteles, aqui, classifica também por graus de superioridade as ciências teóricas, indo da mais inferior a superior:
1 – ciência das coisasnaturais submetidas à mudança ou ao devir: física, biologia, meteorologia e psicologia;
2 – ciência das coisas naturais que não são submetidas à mudança ou ao devir: asmatemáticas e a astronomia;
3 – ciência da realidade pura, que não é nem natural mutável, nem natural imutável, nem resultado da ação humana, nem resultado afabricação humana. Trata-se daquilo que deve haver em toda e qualquer realidade. Aristóteles chama de ser ou substância de tudo o que existe. A ciência teórica que estuda o puro sechama metafísica.
4 – ciência teórica das coisas divinas: que são a causa e a finalidade que existe na natureza e no homem. Esta última ciência é chamada de teologia.
tracking img