Resumo de economia capitulo 1, 4, 5

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1510 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Capitulo 1
O que é economia?
É a ciência social que estuda como o individuo e a sociedade decidem (escolhem) empregar recursos produtivos escassos na produção de bens e serviços, e destribui-los entre grupos e a sociedade a fim de satisfazer necessidades humanas.
A base do objeto de estudo da economia são: Escolha, escassez, necessidades , recursos, produção, distribuição.
Em qualquersociedade:
• os recursos ou fatores de produção são escassos
• as necessidades humanas são ilimitadas e sempre se renovamm
O que é um sistema econômico?
Uma forma política , social e econômica pela qual esta organizada uma sociedade,
Os elementos básicos do sistema econômico são :
Estoque de recursos produtivos ou fatores de produção: Recursos humanos, capital, a terra as reservas naturais etecnologia.
Complexo de unidade de produção: constituído pelas empresas
Conjunto de instituições políticas, jurídicas, econômicas e sociais: que são a base da organização da sociedade.
PROBLEMAS ECONOMICOS FUNDAMENTAIS: Se originam da escassez dos recursos ou fatores de produção associadas as necessidades ilimitadas do homem.
São eles:
O que e quanto produzir; quais produtos serão produzidose as respectivas quantidades;
Como produzir: escolher métodos mais eficientes, com menor custo de produção possivel
Para quem produzir; a sociedade também tem que decidir como os seus membros participarão da distribuição dos resultados de produção.
Em econimia de mercado (capitalismo) e resolvido por oferta e demanda
Economias centralizadas decidem através de um órgão de planejamento.Unidades familiares – agentes econômicos as famílias
Unidades de produtoras- as empresas.
As famílias são proprietárias dos fatores de produção e os fornecem as unidades de produção as empresas, através do mercado dos fatores dos fatores de produção.
As empresas através das combinações dos fatores de produção, produzem bens e serviços e os fornecem as famílias por meio do mercado de bens eserviços.
O fluxo real da economia so se torna possível com a presença da moeda que e utilizada para para remunerar os fatores de produção e para o pagamento dos bens e serviços.
No mercado atuam conjuntamente as forças da oferta e demanda determinado o preço.
BENS DE CAPITAL: São aqueles utilizados na fabricação de outros bens, mas não se desgastam totalmente no processo produtivo. Exemplos:maquinas equipamentos e instalações ou seja os ativos fixos das empresas que tem como principal característica contribuir para a melhoria da produtividade da mão de obra.
BENS DE CONSUMO: Destina-se diretamente ao atendimento das necessidades humanas.
São classificados como: DURAVEIS: Automoveis,geladeiras fogões NÃO DURAVEIS: Alimentos produtos de limpeza etc.
BENS INTERMEDIARIOS: São aquelesque são transformados ou agregados na produção de outros bens e que são consumidos totalmente no processo produtivo. (insumos, matérias-primas e componentes. Diferenciam-se dos bens finais que são vendidos para consumo .
FATORES DE PRODUCAO: Chamados recursos de produção da economia, são constituídos pelos recursos humanos (Trabalho e capacidade empresarial) terra, capital e tecnologia.
Aeconomia esta interrelacionada com outras áreas do conhecimento como : Fisica, Biologia, matemática e Estatistica. O inicio do estudo sistemático da economia coincidiu com os avanços da técnica e das ciências físicas e biológicas nos séculos XVIII E XIX.
A construção do do núcleo cientifico inicial da economia deu-se a partir das chamadas concepções organicistas (biológicas) e mecanicistas (físicas)Segundo os organicistas a economia se comporta como um órgão vivo daí os termos : órgãos, funções, circulação e fluxos; para os mecanicistas as leis da Economia se comportariam como determinadas leis da Fisica daí advém os termos estática, dinâmica, aceleração, velocidade, força.
Como a economia repousa sobre atos humanos, surgiu com o passar do tempo a teoria humanística, que coloca em plano...
tracking img