Resumo de comportamento de psicologia grupal

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2083 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de janeiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
REAÇÕES CARACTERISTICAS DE GRUPO

HOMEOSTASE
O grupo está sempre elaborando mecanismos de defesa para a manutenção do seu sistema. Para atingir um equilibrio entre as ansiedades, desejos e expectativas dos diferentes membros.

Quando este equilibrio não ocorre, temos a emergencia do conflito no grupo.
Se o grupo não consegue reequilibrar sua homeostase teremos reações grupais: subagruamento,fracionamento, saturação, saida de participantes, “bodes expiatorios” – ou mesmo a própria morte do grupo , com a sua extinção.

As reações G são formas de defesa que o grupo possui na tentativa de manter a sua homogeneidade; são formas de pressão para preservação e consecução dos seus objetivos, bem como para criar um clima de uniformização.

Grupo: Catalisador das necessidades pessoais
É ofacilitador o primeiro responsavel pelos processos de mudança
Quando o grupo atinge certa homeostase – forte sentimento de pertencer – Coesão

TRANSFERENCIA MULTIPLA
Transferencia de sentimentos arcaicos em relação a membros de sua antiga ou nova familia e dirigidos para o facilitador.

No grupo o processo transferencial se dara de um individuo para diferentes pessoas, em uma transferencia multipla, quelhe confere simbolismos e significados diferentes.

ATAQUE AO FACILITADOR
Este maior intensidade nas fases de contradependencia, quando os participantes sentem uma profunda necessidade de constestar, contrariar e agredir a autoridade do facilitador.

4 formas:
- Manifestação verbal e direta - participante – participante (raiva por obter a atençaõ do facilitador)
- Verbal e diretamente –participante – facilitador (tem prefenerncia por algum membro)
- Agressão velada ao participante que esta sendo considerado alvo da atenção do facilitador
- Agressão velada ao facilitador;




TEORIZAÇÃO
Momentos no grupo em que os individuos passam a discutir assuntos aparentemente sem ligação logica com a realidade do grupo. Discute-se todo e qualquer assunto para evitar envolvimento emocional.
- monetosde recarregamento de energias/ fase de aquecimento/ resistencia

RESSONANCIA
A experiencia ressoa na estrutura de referencia de cada um.

DESCONFIANÇA
Diante do desconhecido, há uma rreserva, forma de preservação da intimidaade.
Pode provir de fantasias, de raizes mais profundas, de uma aprendizagem de que as pessoas não prestam ou de fatos reais, como a quebra do sigilo

É necessario muitaatenção quando a desconfiança provem da projeção – o individuo não tem um fato em si, mas tem um sentimento de que o outro não é confiavel.

Desconfiança em relação ao facilitador – sentimentos priojetivos ligados ao fenomeno da autoridade.

Esse snetimento muitas vezes vem camuflado em conteudos de forte agressividade

APOIO
O APOIO do grupo é o reflexo real de se ajudar o outro, de se criar umelodentro dogrupo, a busca da integração e coesão grupal. Estimulado pelo grupo, o individuo despoja-se de seus sentimentos e expõe suas experiencias pessoais, o participante percebe que suas experiencias , não só são compartilhados como vividos pelo restante do grupo, percebe que outras pessoas passaram por situações semelhantes, se livra assim de uma carga de culpa.

Precisa criar o sentimento depermissividade, compreensão, apoio e coesão
Fazendo contato com sua vulnerabilidade e fortalezas, começa a compreender os verdadeiros limites e dimensões de personalidade. Adquire flexibilidade, nova consciencia, elimina comportamentos condicionados e processa mudanças profundas e significativas
Começa a ter coragem de enfrentar a si mesmo

A luta deixa de ser particular para ser grupal, pelo nivelcomum de experiencias, ocorrendo identificações e projeções e porque no grupo dilui-se o fenomeno da transferencia




PERMISSIVIDADE E SOCIALIZAÇÃO
A permessividade oferece a oportunidade de o individuo realisticamente viver o seu aqui e agora, consciente de suas responsabilidades e respeitando o limite do outro,
Favorece a eliciação de papeis que na vida diaria o individuo esta acostumado a...
tracking img