RESUMO DE CITOGEN TICA

349 palavras 2 páginas
ALUNO: JOÃO TRIGUEIRO DA SILVA JUNIOR
RESUMO: SISTEMAS DE DETERMINAÇÃO DO SEXO
Sistema XY Nesse sistema, as fêmeas possuem o cariótipo XX, ou seja, apresentam o cromossomo X em dose dupla, e os machos apresentam os cromossomos XY. Está presente nos insetos, mamíferos, alguns peixes e plantas. É o caso da espécie humana, onde o macho é o sexo heterogamético (XY) e é ele que define o sexo da prole. A presença do cromossomo Y nos machos determina a produção de testosterona e conseqüente desenvolvimento das características sexuais masculinas.

Cariótipo de uma pessoa normal. Ilustração: National Cancer Institute [public domain]
Repare que o cromossomo Y é bem menor que o cromossomo X.
Sistema X0 Esse sistema ocorre em espécies onde não existe o cromossomo Y. Os machos são, portanto, X0 (lê-se xis-zero) e as fêmeas são XX. Esse tipo de herança ocorre em alguns insetos, como os gafanhotos. Os machos desse sistema possuem um número ímpar de cromossomos em seu cariótipo e as fêmeas possuem um número par.

Sistema ZW Esse tipo de herança ocorre em algumas espécies de insetos, peixes, aves e répteis. Nessa herança, o sexo heterogamético é a fêmea, que apresenta os cromossomos sexuais ZW e o macho, ZZ. Como a fêmea é heterogamética, ela que define o sexo da prole.

Outros tipos de determinação do sexo
Temperatura
Em algumas espécies de crocodilos, jacarés, tartarugas e lagartos, o sexo da prole depende da temperatura de incubação dos ovos. Nas tartarugas marinhas, por exemplo, se os ovos forem incubados a temperaturas muito baixas, os indivíduos que eclodirem serão machos, se os ovos forem incubados em temperaturas altas, os indivíduos serão fêmeas.

Partenogênese A partenogênese é o processo de desenvolvimento de embriões sem que haja fecundação. Os indivíduos formados possuem apenas cromossomos de origem materna e são haplóides (n). Em abelhas, os indivíduos resultantes da partenogênese são os machos (zangões). As fêmeas são heterogaméticas, provenientes da união de

Relacionados

  • HEMATOLOGIA RESUMO MED
    34322 palavras | 138 páginas