Resumo de artigo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (438 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Transplante de células-tronco hematopoéticas em crianças e adolescentes com leucemia aguda. Experiência de duas instituições brasileiras
Juliane Morando, Marcos A. Mauad, Sérgio C. Fortier, FlaviaZ. Piazera, Mair Pedro de Souza, Claudia Oliveira, Clarisse Machado, Ederson Matos, Wellington M. Azevedo, Lisandro L. Ribeiro, Elenaide C. Nunes, Marco A. Bitencourt, Daniela C. Setúbal, Vaneuza M.Funke, Michel M. de Oliveira, Larissa A. Medeiros, Samir K. Nabhan, Gisele Loth, Caroline B. S. Sola, Adriana Koliski, Ricardo Pasquini, José Zanis Neto, Vergilio A. R. Colturato, Carmem M. S. Bonfim.Resumo:

As leucemias agudas são as mais comuns entre crianças, e apesar da boa resposta que estes indivíduos tem ao tratamento, muitos ainda apresentam recaída nos primeiros anos.O transplante de células tronco hematopoiéticas (TCTH) permanece como o melhor tratamento para aqueles com diagnóstico de leucemia de alto risco e para os pacientes que tiveram recaída após otratamento. Contudo, sabe-se que poucos indivíduos possuem um doador compatível, por isso há a necessidade da busca por doadores alternativos, que mesmo com o crescimento dos bancos de doadores voluntários,e com a possibilidade do uso do sangue de cordão umbilical, as chances de encontrar doadores compatíveis ainda são muito baixas.

Este estudo tem como objetivo avaliar os resultados dos TCTHrealizados em crianças e adolescentes com leucemia aguda em dois grandes serviços brasileiros, levando em consideração a importância de estudos da realidade local, para a escolha da melhor opçãoterapêutica.

O estudo foi realizado em 208 pacientes submetidos ao transplante, no período de abril de 1990 a dezembro de 2007. A idade média dos indivíduos foi de 9 anos (sendo que a idade daamostra variou de 1 a 18 anos), e destes, 119 possuíam leucemia linfóide aguda (LLA) e 89 leucemia mielóide aguda (LMA).

A sobrevida global (SG) do total de pacientes analisados foi de 45%, e...
tracking img