Resumo de aprendizes do poder

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (632 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
ABREU, Sérgio França Adorno de. Patrimonialismo, liberalismo e democracia: ambivalências da sociedade e do estado no Brasil pós-colonial. In: _____. Os aprendizes do poder. Rio de Janeiro: Paz eTerra, 1988, p.33-75.


Resenha[1]


Sérgio França Adorno de Abreu é Graduado em Ciências Sociais pela USP (1974), Doutorado em Sociologia pela USP (1984), Pós-Doutorado pelo Centre de RecherchesSociologiques sur le Droit et les Institutions Pénales, CESDIP, França. È autor do livro “O que todo cidadão precisa saber sobre constituição” além de ter escrito diversos capítulos de livros, como ointitulado “Nos limites do direito, nas armadilhas da tradição”.

Para Sérgio Adorno, a organização jurídica, política e econômica da sociedade brasileira no século XIX se configurou durante o impériocomo um dilema, pois ao mesmo tempo que propalava um discurso democrático de progresso, de liberdade e de modernidade, não permitiu, paralelamente, para a maior parte da população uma possibilidadeconcreta de emancipação.

O principal interesse do movimento revolucionário liberal era o de tornar o Brasil independente da metrópole portuguesa para favorecer os seus próprios interesses políticose econômicos. A aproximação com as camadas mais pobre era uma estratégia temporária, pois para os liberais o mais importante era que após a vitória, a escravidão fosse conservada.

As raízes dodilema democrático têm relação direta com os aspectos externos mais relevantes entre economia, sociedade e Estado, por se constituírem como autênticos estamentos senhoriais de apropriação dos privilégiose direitos pelas elites oligárquicas nativas, através do patrimonialismo e da burocracia estatal.

Liberalismo e democracia foram ideologicamente fundamentadas para permitir a difusão e a absorçãodos ideais liberais emancipatórios. A população mais carente foi mobilizada através da promessa de uma vida mais digna, de liberdade e de igualdade. Mas após se consolidar no poder, a elite nativa...
tracking img