Resumo de apo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (455 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
RESUMO DA PESQUISA BIBLIOGRAFICA SOBRE APO
Avaliação Pós-Ocupação (APO) é um processo sistematizado e rigoroso de avaliação de edifícios, passado algum tempo de sua construção e ocupação. A APOfocaliza os ocupantes do edifício e suas necessidades, a partir das quais elabora insights sobre as conseqüências das decisões de projeto na performance da edificação.
Teve início no final dos anos 40,nos Estados Unidos e Europa, com a avaliação de conjuntos habitacionais construídos no pós-guerra. No Brasil os primeiros estudos datam de fins da década de 70.
Essa avaliação procura mensurar asatisfação ou a insatisfação do cliente. Que, segundo Hoffman e Bateson, se define como: “A satisfação ou insatisfação do cliente é a comparação entre a suas expectativas com suas percepções a respeito doencontro com o serviço real. Este é o denominado modelo de quebra de expectativa onde se a percepção real ficou aquém do que era esperado, o resultado será a quebra de expectativa negativa. Por outrolado, existe uma quebra de expectativa positiva, quando as percepções excedem as expectativas, resultando disso a satisfação do cliente.” Neste sentido, a APO pretende analisar a performance dosedifícios segundo critérios de desempenho pré-estabelecidos.
Devido ao aumento do nivel de exigencia dos usuarios, ao desenvolvimento sustentável na indústria da construção e à elevação dos preços daenergia eletrica e dos serviços de manutenção, surgiu uma mentalidade que valoriza a qualidade e a eficiencia, baseada na triogia trilogia Juran: "a gerência para a qualidade é feita utilizando-se osmesmos três processos gerenciais de planejamento, controle e melhoramento".
A APO pode tornar-se um eficiente instrumento no desenvolvimento do produto e também do seu processo . Através do conhecimentoprévio do padrão cultural, necessidades dos clientes declaradas e reais, percebidas ou mesmo atribuíveis a usos inesperados, e da identificação antecipada dos níveis de satisfação pretendidos pelo...
tracking img