Resumo de anatomia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas: 11 (2705 palavras)
  • Download(s): 0
  • Publicado: 23 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
CENTRO BRASILEIRO DE CUSOS- CEBRAC

ATENDENTE DE FARMACIA















SISTEMA ÓSSEO

SISTEMA TEGUMENTAR

SISTEMA MUSCULAR

SISTEMA DISGESTORIO

SISTEMA RESPIRATORIO

SISTEMA CIRCULATORIO

SISTEMA NERVOSO


















MANAUS-AM
2012
CENTRO BRASILEIRO DE CUSOS- CEBRAC
ATENDENTE DE FARMACIA







SISTEMA ÓSSEO

SISTEMA TEGUMENTARSISTEMA MUSCULAR

SISTEMA DISGESTORIO

SISTEMA RESPIRATORIO

SISTEMA CIRCULATORIO

SISTEMA NERVOSO

























MANAUS-AM
2012

Sistema Ósseo

O esqueleto humano esta constituído em 206 ossos tem como principal função sustentar e dar forma ao corpo, e também proteger determinados órgãos vitais, como, por exemplo, o cérebro, que é protegidopelo crânio, e também os pulmões e o coração, que são protegidos pelas costelas e pelo externo.

Sistema ósseo tem como função principal a sustentação do corpo, locomoção proteção dos órgãos vitais como coração, pulmão e cérebro; produção de células sanguíneas reserva de cálcio e armazenamento de sais minerais.

Classificação dos ossos

Ossos Longos: Tem o comprimento maior que alargura e são constituídos por um corpo e duas extremidades. Eles são um pouco encurvados, o que lhes garante maior resistência. O osso um pouco encurvado absorve o estresse mecânico do peso do corpo em vários pontos, de tal forma que há melhor distribuição do mesmo. Os ossos longos tem suas diáfises formadas por tecido ósseo compacto e apresentam grande quantidade de tecido ósseo esponjoso em suasepífises.  Exemplo: Fêmur.
Ossos Curtos: São parecidos com um cubo, tendo seus comprimentos praticamente iguais às suas larguras. Eles são compostos por osso esponjoso, exceto na superfície, onde há fina camada de tecido ósseo compacto. Exemplo: Ossos do Carpo.
Ossos Laminares (planos): Tem comprimento e a largura maior que a espessura Exemplo: Escapula
Ossos Sezamoides: desenvolvem-se nointerior de tendões Exemplo: Patela
Ossos Irregulares: Apresentam formas complexas e não podem ser agrupados em nenhuma das categorias prévias. Eles tem quantidades variáveis de osso esponjoso e de osso compacto.  Exemplo: Vértebras.
Ossos pneumáticos: Ossos que apresentam cavidades em seu interior chamadas sinus ou seios que contem ar. Exemplo: Ossos do crânio

Classificação doesqueleto


Distinguimos topograficamente o esqueleto em esqueleto axial e esqueleto apendicular. Os ossos da cabeça, do pescoço, da coluna vertebral, do esterno e das costelas fazem parte do esqueleto axial, enquanto os ossos dos membros superiores (clavícula, escápula, úmero, rádio, ulna, ossos do carpo, metacarpos e falanges) e dos membros inferiores (quadril, fêmur, patela, tíbia, fíbula, ossosdo tarso, metatarsos e falanges) constituem o esqueleto apendicular.


Divisão do Esqueleto
Esqueleto Axial: composta pelos ossos da cabeça, pescoço e das vertebras cervicais;
Esqueleto Apendicular: composta pelos membros superiores e inferiores.
A união do esqueleto axial com o apendicular se faz por meio das cinturas escapular e pélvica.



Sistema Tegumentar

O tegumentohumano, mais conhecido como pele, é formado por duas camadas distintas, firmemente unidas entre si: a epiderme e a derme.

Epiderme


A epiderme é um epitélio multiestratificado, formado por várias camadas (estratos) de células achatadas (epitélio pavimentoso) justapostas. A camada de células mais interna, denominada epitélio germinativo, é constituída por células que se multiplicamcontinuamente; dessa maneira, as novas células geradas empurram as mais velhas para cima, em direção à superfície do corpo. À medida que envelhecem, as células epidérmicas tornam-se achatadas, e passam a fabricar e a acumular dentro de si uma proteína resistente e impermeável, a queratina. As células mais superficiais, ao se tornarem repletas de queratina, morrem e passam a constituir um revestimento...
tracking img