Resumo de adeus, princesa de clara pinto correia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (901 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Adeus princesa

resumo do livro 1:
Estamos em 1985 e tudo começa com um crime. Numa vila alentejana uma rapariga do liceu, Mitó, é a principal suspeita da morte do seu namorado, um alemão da BaseAérea de Beja. Um jornalista e um fotógrafo de um jornal de Lisboa tentam, localmente, recolher informações, testemunhos e elementos sobre um caso que está longe de ser simples. Na verdade, cada umtem uma versão muito pessoal dos factos e os diversos pontos de vista revelam-se contraditórios.
Na sequência do 25 de Abril, na febre de um processo então celebrado e triunfal a que se deu o nomede Reforma Agrária, os proprietários foram expulsos e os camponeses ocuparam-lhes as terras. Formaram cooperativas. Tinha chegado a hora. A terra, agora, era dos homens e das mulheres que a lavravam.O mundo ia todo ser outro. Muito melhor.
Dez anos mais tarde, quando o estagiário e o fotógrafo chegam a Beja, já este sonho grandioso se desfez em cacos. As cooperativas agrícolas estão adesaparecer, a sociedade está decadente, as mercearias deixaram de vender fiado, os jovens estão perdidos, os problemas humanos são impressionantes…

resumo do livro 2:
Em Adeus Princesa a autora, ClaraPinto Correia, aborda os problemas que se vivem numa região de Portugal, o Alentejo. Um Alentejo rural envolvido em conflitos políticos, económicos e sociais e onde os problemas são mais que muitos.Pode dizer-se que o motor de arranque deste romance é a morte de Helmut Schneider, um mecânico alemão em serviço na Base Aérea da NATO, em Beja, assassinado numa madrugada de Agosto e cujo corpo foiencontrado numa estrada deserta.
Apesar de Mitó, uma adolescente perdidamente apaixonada por Helmut, confessar a autoria do crime, as autoridades acreditam que ele tenha sido morto porcontrabandistas.
Para acompanhar os pormenores do crime a revista Actualidades envia para o local Joaquim Peixoto, um ingénuo estagiário, e Sebastião Curto, um bem-humorado e mulherengo fotógrafo. Quanto aos...
tracking img